Dúvidas Gramaticais: Proibido ou proibida? Permitido ou permitida?

Por Rodrigo Maia

proibido

Começo o texto de hoje com uma pergunta: qual a forma correta de uso de acordo com os padrões gramaticais do Português?

proibido a entrada de animais" ou "É proibida a entrada de animais"?

Esta é uma dúvida comum não apenas na fala do dia a dia, mas, também, nos textos presentes em diversos veículos de comunicação. Seja para o adjetivo permitido ou para o adjetivo proibido, a regra do Português é bem simples e fácil de entender. Então, para que você não cometa equívocos de uso em relação às regras de nosso idioma, vamos à prática. Afinal, tem gente que perde nota em provas oficiais por conta dessa questão.

Veja um exemplo bacana para, depois, você chegar ao caso de proibido, proibida e permitido e permitida.

Quando você diz "batata é bom", repare que está generalizando o termo batata. Neste caso, batata é um substantivo feminino, mas foi usado de forma geral e não específica. Por isso, a concordância com o adjetivo (bom) é no masculino com um valor neutro:"batata é bom"

Agora, se você usa o termo batata de forma específica, com um determinante, como um artigo, por exemplo, a estrutura muda. Coloque o artigo "A" antes de batata e faça o teste. O resultado é: "A batata é boa".

Com o determinante "A", o adjetivo masculino "bom" flexionou-se para "boa" para concordar com substantivo feminino batata: "a batata é boa".

No caso de proibido e permitido, o raciocínio é igual. Veja como fica:

a) É proibido entrada de animais. (sem determinante, fica no masculino "proibido") b) É proibida a entradade animais. (com determinante "a", flexiona pro feminino "proibida")

a) É permitido vendade bebidas. (sem determinante, fica no masculino "permitido") b) É permitida a vendade bebidas. (com determinante "a", flexiona pro feminino "permitida")

Resumindo, se você generalizar, isto é, se você não usar um determinante, a concordância com valor genérico fica no masculino: "É proibido entrada de animais" ou "É permitido venda de bebidas"

Porém, se tiver o determinante, o verbo vai concordar, neste caso, com a palavra entrada. Portanto, flexiona para o feminino: "É proibida a entrada de animais" ou "É permitidaa venda de bebidas".

É só reparar se há um determinante e o assunto está resolvido. Portanto, leia atentamente a frase e use de forma adequada, conforme os exemplos citados.

Essas dicas são muito importantes para quem quer escrever um texto de acordo com os padrões gramaticais do Português. Como disse no começo do texto, esses erros são muito comuns e acabam prejudicando a nota das pessoas que prestam provas de concursos públicos e vestibulares. Então, estude com atenção. Entender e aprender as regras é muito melhor do que decorá-las.

E não se esqueça: mande suas dúvidas. Vamos dialogar sobre regras, usos, arcaísmos, oralidade e escrita. Nossa intenção é divulgar, cada vez mais, um ensino prático, real, interessante e vivo do Português.