Dúvidas sobre deportação? Veja esclarecimentos da advogada Ingrid Domingues

Por Gazeta News

imig

De: Josana Lima Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Fui deportada por ter morado 2 anos nos EUA. Não tive documentação nenhuma, pois fui uma semana antes do terrorismo. Quando tentei voltar em 2008, me deportaram e só posso entrar depois de 5 anos. Em agosto de 2013, já posso buscar meu visto novamente. Gostaria de saber se a gente é tratada como qualquer pessoa, ou vou ficar marcada pro resto da vida. Meu irmão é cidadão americano e eu gostaria de saber o que é melhor, esperar ou tentar o visto ano que vem, por que dizem que demora 10 anos pra sair o green card para irmão e eu estou com medo de um atrapalhar o outro?

Dra. Ingrid: Você só irá saber se seu visto de turista será concedido quando fizer o pedido. Quanto ao seu irmão, ele pode iniciar uma petição em seu nome, mas se você pensa em ir para os EUA e ficar, não será possível.

____________________

De: Thays Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Fui morar nos EUA com meus pais quando tinha 14 anos e fiz meu High School aí. Minha mãe tirou visto de turista para cada um de nós. Quando terminei o High School vim passar uma temporada no Brasil, apenas eu. E ao tentar retornar, agora com meus 20 anos, aos EUA, fui deportada. Qual seria os meios para eu tentar aplicar novamente o visto para estar retornando a tal? Um detalhe: estou fazendo cursinho para vestibular, poderia estar eu retornando para intercâmbio?

Dra. Ingrid: Infelizmente, como digo a muitos leitores, você só irá saber se seu visto será concedido quando fizer o pedido. Não há como prever o que irá acontecer. Boa sorte!

____________________

De: Cristine Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Sou cidadã europeia e entrei nos EUA com visa que já venceu e agora faz 10 meses que estou ilegal. Estou pensando em ir embora. Minha pergunta é: mesmo estando 5 anos proibida de entrar no país, se eu casasse com um americano (no Brasil), poderia voltar pros EUA?

Dra. Ingrid: Se seu marido americano pode iniciar um pedido para você no Brasil e, eventualmente, você poderá retornar, mas irá demorar muitos anos...

____________________

De: Ivan Machado Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Tirei meu visto no início de 202 e então viajei aos EUA em 2005 para passear e fiquei apenas 20 dias. Retornei para o Brasil e 4 meses depois voltei novamente para os EUA, mas aí veio a surpresa: não me deixaram entrar alegando que eu tinha trabalhado nos EUA na primeira vez que estive no país, sendo isso verdade. Foi aí que eles cancelaram meu visto ainda no aeroporto de Miami, dando um risco naqueles números existentes no visto do passaporte. Agora ja faz 6 anos de visto cancelado, estou casado há 6 anos e tenho uma filha de 5 anos e estou querendo viajar para a Disney com minha esposa e minha filha. Queria saber se será possível tirar novamente um visto. Ou terei que resolver alguma pendência primeiro,? Tenho que pagar alguma penalidade, tipo alguns anos sem ir nos EUA? Se sim, quantos anos? Também queria saber se alguém com esse mesmo problema meu, se casar com alguma brasileira que tenha a cidadania americana e que já está aqui no Brasil terá chance de conseguir o visto?

Dra. Ingrid: Você poderá tentar tirar um novo visto, mas seu passado poderá ser um problema. Quando você for tirar o visto, talvez você terá que responder perguntas sobre seu passado nos EUA. Infelizmente, não há como prever se seu visto será concedido, pois fica ao total critério do Consulado Americano.

____________________

De: Elias Fabiano Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Fui para os Estados Unidos em 2001, fui preso pela imigração entrando pelo México. Depois de pagar a fiança, fui liberado e nunca me deram uma carta ou algo para apresentar na Imigração. Fiquei lá por quatro anos e nunca mais tive problema. Agora, estou querendo voltar. Se conseguir um visto, você acha que se os policiais me pegarem aí, terei problemas com a imigração? Já ouvi falar que depois de dez anos não terei problemas.

Dra. Ingrid: Você só irá saber se consegue o visto quando você for fazer o pedido. Quanto a sua entrada aqui, dependendo do que ocorreu, você poderá ser questionado.

____________________

De: Silvia Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Entrei nos EUA com 18 anos, casei em 1999 e acabei ficando por aí até 2010 e tive 2 filhas, uma hoje com 12 anos. Estamos no Brasil há quase 3 anos, só que minha filha não se adapta aqui de jeito nenhum e ela quer muito voltar para os EUA para estudar. Ela é uma excelente aluna e fala inglês fluentemente. Tenho a possibilidade de entrar com ela legal com uma permissão pra ela poder estudar aí. Quando entrei nos EUA, ainda tinha passaporte de solteira e, hoje que cheguei aqui no Brasil, renovei com nome de casada. Será que por ter sobrenome diferente seria mais fácil conseguir um visto? E o fato de eu ter entrado lá com ainda 18 anos ajudaria?

Dra. Ingrid: Segundo sua explicação, você teve 2 filhas, as quais são cidadãs americanas. Elas sendo americanas podem regressar aos EUA a qualquer momento, porém sua vinda já é mais complicada. Você deve procurar a ajuda de um advogado nos EUA para poder estudar as possibilidades do seu regresso com mais detalhes.

____________________

De: Elaine Assunto: Legalização

Pergunta: Entrei pelo México com meu filho, fui pega pela imigração, mas não compareci à Corte. Retornei ao Brasil, mas meu namorado é cidadão americano. Será possível minha legalização através do nosso casamento? Ou visto de noiva? Queremos passear no Havaí.

Dra. Ingrid: Se você não compareceu à Corte, você certamente foi deportada em ausência. Se você ainda tem algum documento dessa época, seria prudente conversar com um advogado para verificar qual é o seu status junto à Imigração. Quanto ao seu namorado, ele casando com você no Brasil, poderá iniciar um processo, mas irá demorar. O visto de noiva irá depender se você realmente foi ou não deportada em ausência. Procure a ajuda de um advogado – se quiser nossa ajuda poderá comunicar-se com nosso escritório através do email: ingrid@dmlawfl.com

____________________

De: Helio Junior Assunto: Legalização Pergunta: Eu morei há 10 anos nos EUA e fiquei ilegal, mas voltei sem ser deportado. Desde então, minha mãe mora aí e tem já o green card, mas isso não faz que eu tenha, Meu irmão também mora nos EUA, mas ainda está ilegal. Tentei o visto e me negaram por causa da situação deles, mas minha prima de 2° grau já é cidadã e estou pensando em pedir pra ela ir ao Brasil e casar comigo, pois acho que assim eles me darão o visto para eu poder ir. Gostaria de informação sobre isso e saber se é demorado.

Dra. Ingrid: Se você se casar com uma americana, esta poderá iniciar seu processo junto ao Consulado Americano no Brasil, porém será demorado. Lhe aviso que casar com alguém para somente conseguir a legalização é fraude e é algo muito sério, o qual não lhe aconselho. O fator de estar casado com cidadã americana não lhe dará o direito imediato de voltar aos EUA por fato de ter ficado ilegalmente aqui por 10 anos – um dia você poderá voltar, mas como disse, será demorado.

____________________

De: Miranda Vilmar Assunto: Visto Pergunta: FUI TENTAR O VISTO EM SÃO PAULO COM MEU FILHO DE 20 ANOS E NOS FOI CONCEDIDO PELA OFICIAL/CÔNSUL. PORÉM, MINHA EX-ESPOSA, NA MESMA SEMANA, FOI TENTAR TAMBÉM E FOI NEGADO DEVIDO ELA TER SIDO DEPORTADA DUAS VIZES DE LÁ. SOU DIVORCIADO E A MINHA IDA SERIA EM FÉRIAS EM NOVA YORK E NÃO VISITAR A MINHA FILHA QUE ESTA LÁ. EMBORA NUNCA TER TIDO PROBLEMAS COM A IMIGRAÇÃO, ELA ESTÁ ILEGAL (SEM PAPEL). NO MEU CASO, APÓS UMA ANÁLISE , ME ENVIARAM O PASSAPORTE COM O VISTO CARIMBADO /ANULADO. JÁ TEM 6 MESES. SERÁ QUE SE EU FOR EM OUTRO CONSULADO ( EX: RIO JANEIRO OU BRASÍLIA), CONSEGUIRIA O BENDITO DO VISTO PARA CONHECER NOVA YORK? TENHO EMPREGO ESTÁVEL E TENHO TODOS OS REQUISITOS PARA NÃO FICAR POR LÁ, POIS TRABALHO PARA O GOVERNO ESTADUAL HÁ MAIS DE 25 ANOS.

Dra. Ingrid: É impossível prever o que um consulado irá fazer, mas se um visto que lhe foi concedido foi anulado, você certamente terá problemas em qualquer Consulado Americano no Brasil.

____________________