Dúvidas sobre imigração? Dra. Ingrid Domingues responde!

Por Gazeta News

imig

De: Joelma Assunto: Renovação de permanência Pergunta: Uma pessoa que tem visto válido de turista por 10 anos, que ficou nos EUA por seis meses, estendeu sua permanência por mais 6 meses, consegue renovar sua permanência indo no Canadá e voltando em poucos dias?

Dra. Ingrid: Em teoria, uma nova entrada aos EUA lhe daria um novo período de estadia nos EUA, porém, com uma permanência longa de 6 meses e uma breve saída, provavelmente irá levantar algumas perguntas pelo oficial de Imigração. Lembre-se que o visto de turismo é somente para turismo e não uma forma de morar nos EUA com curtas saídas.

________________________

De: Lidiane Assunto: Visto Pergunta: Em 2000, tentei entrar ilegalmente pelo México nos EUA. Em 2010, solicitei o visto, mas infelizmente não consegui. Hoje sou formada, tenho emprego fixo e IR. Tem algum procedimento específico para meu caso? Tenho chances de conseguir o visto?

Dra. Ingrid: Você só irá saber se seu visto será concedido quando fizer o pedido. Infelizmente, a emissão de vistos fica ao total critério do Consulado Americano.

________________________

De: Ronald Assunto: Retornar aos EUA Pergunta: MOREI NO CANADÁ POR 3 ANOS, FUI PRESO PELA IMIGRAÇÃO, ENTREI COM PROCESSO DE REFÚGIO, MAS CANCELEI TUDO E VOLTEI PARA O BRASIL ANTES DE SAIR UMA RESPOSTA. SERÁ QUE POSSO VOLTAR, JÁ QUE TENHO PASSAPORTE PORTUGUÊS E NÃO PRECISO DE VISTO?

Dra. Ingrid: Se você se refere a regresso ao Canadá, não posso lhe responder, pois sou advogada nos EUA. Se você está perguntando se pode entrar novamente nos EUA com seu passaporte português, isso irá depender do período que você passou morando nos EUA, se realmente isso for um fator.

________________________

De: Denize Linhares Assunto: Visto de noivo Pergunta: Meu sobrinho viveu em Nova York durante 6 anos e quando o pai ficou muito doente ele veio para o Brasil. Sua namorada americana quer dar entrada lá no visto de noivo. Precisa de advogado? Quanto tempo demora para o visto vir para a embaixada no Brasil? Tem uma maneira melhor e mais rápida?

Dra. Ingrid: Com uma estadia irregular de 6 anos, será muito difícil ele conseguir um visto de noivo. Se ele vai se casar, uma opção seria a noiva ir ao Brasil, casar com ele e iniciar o processo da vinda dele para os EUA no Brasil. Não será imediato e ele terá que certamente esperar um bom tempo.

________________________

De: Milton Silva Assunto: Deferred Action Pergunta: Eu mesmo estou preenchendo os formulários. Gostaria de saber de na money order tenho que por nominal (USCIS).

Dra. Ingrid: Como você não especifica qual tipo de Deferred Action. Lhe aconselho a pesquisar no site da Imigração www.uscis.gov para confirmar a informação solicitada.

________________________

De: Thiago Assunto: Regressar aos EUA, após sentença Pergunta: Estive nos EUA em 2000, como turista, mas fui preso injustamente, confundido com um ladrão de carros (ele tinha quebrado o vidro de um carro). Eu tinha 18 anos na época e compareci às Cortes, onde instruído por um defensor público, disse que não contestava as acusações. Como pena, foi passado que teria que pagar umas multas, o defensor e ainda não devolveriam a fiança de $1.000 dólares pagos para sair do presídio, onde fiquei por 1 dia. Voltei para o Brasil depois da sentença sem pagar nada. Isso aconteceu na Flórida. Como saber se posso regressar aos EUA? Corro o risco de ser preso ao chegar lá? Essa dívida expira de alguma maneira? Será que sou procurado pela Justiça?

Dra. Ingrid: Não há como saber se você ainda tem alguma pendência neste caso. Lhe aconselho entrar em contato com um advogado criminalista na Flórida para que este pesquise seu caso e possa lhe dar maiores informações.

________________________

De: Diogo Santos Assunto: Visto cancelado Pergunta: Viajei para os EUA em setembro/2012, minha passagem era para Miami com conexão em Detroit. Não me deixaram entrar e cancelaram meu visto, escreveram com uma caneta preta ‘Cancelado’. Fiquei 10 horas na imigração esperando o voo de volta para o Brasil. Minha mãe está morando lá e conseguiu me matricular numa escola que forneceu o formulário I20. Será que posso entrar com um novo pedido de visto para estudante? Tenho chances de conseguir? Me falaram também para tirar um novo passaporte, alegando perda e pedir para eles anotarem o visto que já tenho no novo passaporte, posto que eles só escrevem cancelado, mas não fica nada registrado no sistema. Isso procede?

Dra. Ingrid: Tudo fica registrado em seu nome. Você pode tentar um novo visto de estudante, mas vai ficar a critério do Consulado Americano se este será concedido ou não.

________________________

De: Fernanda Assunto: Green Card Pergunta: Meu pai é brasileiro e cidadão americano. Eu nunca fui aos Estados Unidos, tentei duas vezes quando menor de idade, mas foi negado. Agora, tenho 26 anos e estou em processo de divórcio aqui no Brasil e quero ir para os Estados Unidos, onde está a minha mãe. Meu pai se casou com uma guatemalteca e tenho uma irmã americana. Eu gostaria de saber se eu tenho direito do green card. O que eu preciso fazer para iniciar este processo? Meu pai está morando aqui, no Brasil, há um ano já, e eu tenho duas filhas, uma de 5 e uma de 2. Elas tem direito também? E quanto tempo isso leva?

Dra. Ingrid: Seu pai, como americano, poderia iniciar um processo em seu favor, mas, para fazer isto, ele teria que estar morando nos EUA.

________________________

De: Jean Assunto: Visto Pergunta: Tentei o visto americano para tentar viajar com minha namorada à NY. Tenho renda, patrimônio e vínculo suficiente para ter conseguido, porém meu visto foi negado, pois ela viveu lá ilegalmente por 9 anos e o oficial consular viu esta informação. Considerando que fizemos a entrevista juntos e, quanto à ela, impediu de ter visto durante 10 anos desde o último retorno.Informou que eu poderia tentar novamente, mas no primeiro momento achou que eu estivesse facilitando a entrada dela, já que não temos um vínculo formal, ou seja, casamento civil, filhos, etc. Há algo que ela possa fazer para tentar tirar o visto novamente, pois de fato só irei viajar para passeio.

Dra. Ingrid: Você é livre de tentar novamente, mas não há como saber se será concedido. Isto fica a critério do Consulado.

________________________

De: Alma Assunto: Green Card Pergunta: Tenho U visa e, por estar casada, meu esposo também teve seu caso aprovado como meu dependente. Se a gente se divorciar antes dos três anos necessário para aplicar para o green card, ele vai perder o direito de aplicar?

Dra. Ingrid: Infelizmente, precisaria de maiores informações sobre os detalhes do visto para poder responder sua pergunta.

________________________