O que é que a Bahia tem? - Gastronomia

Por Chef Henrique Rodrigues

Quindim2

Meu rei, minha rainha ..... ohhhhhhh preguica da moléstia! Esta semana vamos fazer uma receitinha bem ‘de leve’, sem muito trabalho, pois não estou para isso.

Quando falamos de sobremesas brasileiras e, principalmente, da Bahia, lembramos logo do amarelinho doce, das gemas brilhantes, ou seja, dos quindins da Iaia, do Ioio e também dos quindins de Chef Henrique, que eu vou ensinar a fazer agora. Mas, antes teremos uma ideia de como surgiu o quindim. O nome quindim é de origem africana, que significa dengo, encanto. Na doceria portuguesa, era feita basicamente de ovos, açúcar e amêndoas. Ao chegar ao Brasil, saiu a amêndoa, difícil de encontrar na época no país, e entrou o coco, dando origem ao tão popular e apreciadíssimo quindim.

Receita Clássica de Quindim

Ingredientes

· 10 gemas de ovo · 50 gramas de coco ralado · 1 vidro pequeno de leite de coco (coconut milk) · 200 gramas de açúcar · Manteiga e açúcar para untar

Modo de Preparo:

· Separe as claras das gemas.

· É importante você quebrar os ovos dentro de uma tigelinha separada antes de colocar na tigela em que o doce vai ser preparado, pois se algum ovo estiver podre, os outros ingredientes não ficarão contaminados.

· As claras não serão utilizadas, mas guarde para preparar um suspiro ou pudim de claras.

· Unte com manteiga e açúcar uma forma com buraco no meio ou forminhas individuais.

· Na tigela em que estão as gemas, junte o açúcar, o leite de coco e o coco ralado.

· Misture delicadamente.

· É importante não misturar muito.

· Coloque a mistura dentro da forma e leve ao forno pré-aquecido à 110°C por, aproximadamente, 50 minutos.

· Para saber se o quindim está pronto, verifique se a parte de cima está corada e espete um palito dentro para ver se sai seco.

· Quando o quindim estiver pronto, retire do forno e deixe ficar morno.

· Coloque um prato por cima da forma e vire delicadamente para o quindim cair sobre o prato (não esqueça que o prato tem que ser bonito e de cor que contraste com seu doce ).

· É importante não desenformar quente, pois o quindim quebra, e nem frio, pois pode não soltar da forma.

Dica: Se você fizer o quindão, poderá decorar com coco em flocos. Se for pequeninos, para festas, poderá servi-los em quadrados cortados de folhas de bananeiras para dar um charme especial.

Gostaram? Deixem-me saber como vocês estão se saindo nessa coisa maravilhosa chamada cozinha, ok? Estamos combinados?

Até semana que vem em algum lugar desse mundo de meu Deus. Até lá!