É hora de preparar-se para a legalização.

Por Gazeta Admininstrator

De maneira geral, a aprovação do projeto no Senado, foi considerada por advogados de imigração como uma vitória para os indocumentados.

A maioria, já começa a cadastrar clientes para futuros processos de legalização, mas acredita que a legislação final a ser conciliada entre Câmara e Senado não deve ser tão flexível.

A advogada Ingrid Domingues observa que em Washington a expectativa é de que esta semana a Câmara receba o projeto e inicie os debates. “Lá a batalha será um pouco mais dura, e creio que o resultado será um pouco mais rígido do que o projeto aprovado pelo Senado”, avalia.

A estimativa da advogada Iara Morton é de que a nova lei vá para sanção do presidente Bush antes do final do ano. “Creio que um projeto favorável aos indocumentados, no entanto, não incluindo benefícios para todos, e sem um aumento tão significativo de cotas de vistos anuais, esteja na mesa do presidente até outubro”, acredita.

Ela considera que a imposição de multa e exigência de pagamento de impostos atrasados como pré-requisito para legalização, não deve representar um impedimento para a maioria. “Por mais que pareça uma carga pesada, há que se lembrar que os ilegais colheram muitos benefícios aqui, mesmo na condição de ilegais, como educação escolar gratuita para os filhos e, em muitos casos, até assistência médica gratuita ou por valores irrisórios. Estou certa de que os imigrante mais prudentes vão fazer de tudo para pagar tanto os impostos quanto as multas”, comenta Iara Morton.

Ingrid Domingues alerta que, nesse momento, os interessados em regularizar seu status no país devem se preparar e reunir documentação para quando chegar a hora, ter agilidade no processo. “Junte todos os documentos, certidões, histórico das crianças, vá ao banco e peça carta de quando abriu a conta, vá na FPL e peça comprovação de quando começou a ser consumidor.

Comece a juntar todos os documentos da família em uma pastinha, porque quando sair a lei será tanta gente que quanto mais organizada estiver a documentação, mais agilidade ela terá em seu processo”, alerta Ingrid.

Ela oberva ainda que é importante que os interessados procurem desde já um advogado. “É bom já manter contato desde agora com um advogado para não chegar na época e o advogado já estar sobrecarregado e não poder atender. Nós já iniciamos um cadastramento gratuito e sem compromisso. Estamos com uma equipe grande e preparada para isso”, diz Ingrid.

Iara Morton acrescenta que “o pagamento de impostos, ausência de antecedentes criminais, bom caráter moral, bom histórico de trabalho e um empregador qualificado disposto a patrocinar o imigrante serão requisitos essenciais para futura legalização ”.