O que é o iCloud? - Informática

Por Arlindo Machado

what-is-icloud

O iCloud é um serviço que guarda diversos tipos de documento na nuvem (termo usado para serviços que guardam arquivos em servidores remotos, e não na máquina do usuário), ou seja, em servidores da Apple, em essência, o iCloud é um serviço que transfere documentos e outros tipos de dado para esses servidores, criando uma cópia de segurança do conteúdo armazenado na máquina do usuário e atualizando automaticamente outros aparelhos do mesmo dono com as informações modificadas.

Quais as vantagens do iCloud? A principal vantagem do iCloud é a sincronização automática de informações em diferentes dispositivos. Um contato de e-mail alterado no aplicativo Mail do iPhone, por exemplo, será automaticamente atualizado também no iPad e no aplicativo Mail do Mac. Essa sincronização automática vale também para documentos criados no pacote iWork (Keynote, Pages, Numbers), fotos e música. Futuramente, qualquer empresa poderá criar um programa com o recurso de sincronização por meio do iCloud.

Está disponível em todos os dispositivos da Apple Todo iPhone, iPad e iPod touch novo já vem com iOS 5, assim como todo Mac novo já vem com o OS X Lion. Isso significa que qualquer dispositivo novo da Apple que você comprar está prontos para o iCloud assim que saem da caixa e também pode ser acessado desde um PC.

Quanto custa? Quando você se cadastra no iCloud, ganha automaticamente 5GB de espaço de armazenamento. Isso é muito espaço, principalmente pela forma como o iCloud armazena o seu conteúdo. Os apps que você comprou, os livros de domínio público que você baixou e o Compartilhar Fotos não descontam esse espaço. Como os seus e-mails, documentos, o Rolo de Câmera, informações de conta, ajustes e outros dados de apps não consomem muito espaço, você verá que 5GB vão durar muito. E se você precisar de mais espaço, poderá comprar mais armazenamento diretamente do seu dispositivo.

Compartilha em todos os seus dispositivos O iCloud é muito mais do que apenas um disco rígido no céu. Ele facilita e agiliza o acesso a absolutamente tudo o que está armazenado nos dispositivos que você utiliza diariamente. O iCloud armazena automaticamente e de forma segura o seu conteúdo, para que tudo esteja sempre à disposição no seu iPhone, iPad, iPod touch, Mac ou PC.

Permite que você acesse os seus apps, fotos mais recentes e o que mais você desejar, a partir de qualquer dispositivo que você estiver usando. E ainda mantém os seus e-mails, contatos e calendários sempre atualizados e em todos os seus dispositivos. Sem necessidade de sincronizar, nem de gerenciar nada. Na verdade, sem necessidade de nada. O iCloud cuida de tudo para você.

É muito fácil começar a usar o iCloud, caso você utilize apenas um Apple ID em seus dispositivos. Contudo, muitas famílias compartilham o mesmo usuário e senha entre muitas pessoas e dispositivos, para que possam comprar músicas e apps de uma vez e permitir o acesso para todas as pessoas. É necessário que todos compartilhem o mesmo Apple ID para o iCloud também? Não, e isso nem deve ser feito. Não é porque todos os membros de sua familia querem um mesmo aplicativo, que também queiram compartilhar os mesmos contatos, caixa de e-mail ou favoritos.

Utilizar o mesmo Apple ID para o iCloud acabaria causando um compartilhamento involuntário e indesejável. Além disso, o espaço para backup também seria usado em conjunto, e 5 GB nesse caso é muito pouco - a cópia de segurança de um iPad pode chegar até 3 GB, fazendo com que o espaço gratuito seja extinto rapidamente.

A boa notícia é que é possível continuar compartilhando com a família um Apple ID para as compras feitas no iTunes e manter, ao mesmo tempo, contas individuais para o iCloud. O que é ainda melhor é que a Apple aprova esse procedimento, então não é preciso se sentir “culpado” ao fazê-lo.

Veja como funciona a configuração: Seja em um Mac com Lion ou em um dispositivo com iOS, entre nas configurações do iCloud. No desktop, vá nas Preferências do Sistema e, no iOS, abra os Ajustes. Por padrão, o iCloud no dispositivo móvel irá presumir que o usuário deseja usar o mesmo Apple ID utilizado para comprar apps para o seviço de armazenamento em nuvem, no entanto, isso não é obrigatório.

O Mac irá pedir sua confirmação pois, ao “deslogar”, você perderá acesso aos documentos na nuvem, contatos e assim por diante. Mas os dados estarão a salvo na nuvem. Já no iPhone ou iPad, a conta não desejada pode ser removida na base da tela de configurações do iCloud: toque em sua conta, role a página para baixo e vá em Apagar Conta. Fique tranquilo, pois este procedimento não apagará os seus dados na nuvem. Agora, seja no Mac ou no dispositivo iOS, siga os passos da Apple para configurar o iCloud. Você pode usar uma conta de e-mail existente.

Uma vez que a conta tenha sido criada, o próximo passo é fazer login com a mesma conta do iCloud em todos os seus outros aparelhos. As outras pessoas da família devem repetir esse mesmo processo, com seus próprios endereços de e-mails. Sendo assim, enquanto os membros da família utilizam e-mails diferentes para o iCloud, eles podem compartilhar um terceiro para a Apple Store, por exemplo.

Infelizmente, essa solução não irá funcionar muito bem caso você utilize dispositivos iOS diferentes, mas compartilham um mesmo Mac. Apesar de o fato de ser possível configurar mais de uma conta de e-mail, calendários e contatos do iCloud no Mac, apenas uma conta do iCloud por Mac pode sincronizar documentos, favoritos, fotos e assim por diante.

iMessage Se aqueles com quem você compartilha um Apple ID utilizam o iMessage, é uma boa ideia usar as contas do iCloud separadas para esse serviço. Por padrão, o iMessage irá tentar utilizar o Apple ID, e compartilhá-lo através de muitos iMessagers, e isso só irá causar problemas. Para alterar o endereço usado no iMessage para um e-mail individual que apenas uma pessoa irá utilizar, vá em Ajustes e escolha Mensagens. Em seguida toque em Receber em e clique no Apple ID no topo da tela; uma janela irá surgir, e, nela, escolha Finalizar Sessão, inserindo em seguida sua conta particular.

Encaminhe suas dúvidas e sugestões ao www.gazetanews.com.