E-mails viciam e fazem mal à saúde, diz pesquisa

Por Gazeta Admininstrator

Segundo pesquisa feita pela Symantec Corporation, 60% das pessoas considera o e-mail viciante e prejudicial à saúde. Além disso, uma em cada cinco delas pode ser considerada como dependente do correio eletrônico, ou seja, checam seus e-mails assim que acordam e não dormem sem antes ter certeza que não tem nenhum novo recado em sua caixa eletrônica. Veja reportagem nesta quinta no caderno Negócios do Estado.

A pesquisa revela ainda que metade das pessoas gasta duas horas por dia recebendo, lendo e respondendo seus e-mails. Outros 16,6% dos indivíduos chegam a passar seis horas controlando as suas mensagens eletrônicas. O estudo, que também considerou o lado das empresas, mostrou que, em 2005, o volume de e-mails cresceu 47% em todas elas.

Uma pesquisa realizada na Dinamarca também descobriu que boa parte dos funcionários de grandes empresas se estressa com a enorme quantidade de e-mails de circulares e informativos recebidos.

No Brasil, há uma empresa (a Palestrarte) que oferece palestras para companhias sobre como diminuir os problemas e prejuízos que um excesso de e-mails traz. Um desses problemas é o stress gerado pela necessidade de sempre atualizar a caixa de entrada do correio eletrônico.

Há diversos programas para download na internet (nos sites: Superdownloads e Baixaki) que livram os usuários de e-mails de inconveniências e futuros problemas de saúde por stress. Os softwares ajudam a enviar e-mails para listas de endereços, anexar arquivos para diversos remetentes, gerenciar a caixa de correio, checar se um endereço realmente existe, saber se seus e-mails foram lidos, filtrar mensagens indesejáveis, além de incrementar o Outlook, programa de e-mails da Microsoft.

Um dos programas mais interessantes é o Email Beep. Ele checa o e-mail automaticamente em determinados intervalos de tempo e avisa quando há uma nova mensagem.

Para quem tem Gmail, o software Desktop Google ajuda a acessar e buscar seus e-mails, arquivos anexados e fotos de um modo mais prático por meio de uma barra de tarefas.

O Yahoo! e a Microsoft também possuem programas semelhantes: o Yahoo! Desktop Search e o Windows Desktop Search. Porém, para instalar o software da Microsoft, é necessário antes ter o MSN Search Toolbar.

Para quem quiser resolver os problemas com e-mails spam, é recomendado usar o programa POPFile. Mas, não é um software simples para usuários leigos porque é preciso configurá-lo corretamente.

Leia mais sobre problemas que o excesso de e-mails traz em:
www.cbeji.com.br/br/novidades/tendencias/main.asp?id=1605