É MELHOR ESTUDAR! - Linha Direta

Por Cleida Cruz

Experiência ou educação são os dois fatores mais importantes para se manter o emprego nos Estados Unidos. Pelo menos é o que 39% dos trabalhadores responderam durante uma pesquisa chamada Job Survival Survey, feita este ano. Eles disseram que experiência e educação são mais críticos do que trabalhar por mais horas (9%) ou ser próximo do chefe (3%). Além disso, 8% afirmaram que treinamento e desenvolvimento profissional são mais importantes para garantir a segurança de emprego, do que network (7%), ter um melhor relacionamento com os colegas (7%), aceitar um salário mais baixo (6%) ou adotar uma melhor atitude no trabalho (6%).

Novas conexões

Uma parceria firmada entre a TAM e a JetBlue vai possibilitar conexões em 30 cidades americanas aos passageiros vindos do Brasil rumo aos aeroportos John F. Kennedy (Nova York) e Orlando. Com isso, o passageiro pode incluir em uma mesma passagem o trecho inteiro da viagem, sem os transtornos de novo check-in e despacho da bagagem. A TAM tem vários voos diários saindo do Rio e São Paulo para Nova York e dois entre São Paulo e Orlando. Pelo acordo, passageiros da TAM passam a contar com conexões da JetBlue para cidades como Boston, Chicago, Las Vegas, Los Angeles, São Francisco e Washington.

Super-emprego

Se você tem aptidões “excepcionais” de análise, comunicação e construção de equipes, então você pode se candidatar para uma vaga de trabalho que a Apple abriu. Depois de ver vários segredos revelados sobre seus novos produtos, a empresa está buscando um superhomem que possa zelar pela segurança de futuros lançamentos desde o desenvolvimento e fabricação de seus protótipos até a apresentação oficial. A decisão veio depois que um protótipo do iPhone 4 caiu nas mãos de uma publicação especializada antes de chegar ao mercado, e da suposta perda de um protótipo do iPhone 5, que será comercializado em outubro. Por isso agora o que a companhia quer é achar um especialista em segurança de inovação.

Super-emprego II

O candidato ideal da Apple, que deve ter pelo menos cinco anos de experiência em assessoria de segurança e alta qualificação acadêmica, terá que ser capaz de minimizar os riscos associados aos diferentes níveis das cadeias de abastecimento. Além disso, deve demonstrar capacidade para trabalhar em diferentes frentes, solucionar problemas em situações adversas e estabelecer relações de confiança com parceiros internos e externos. O website, onde o anúncio foi divulgado, não falou de quanto seria o salário.

Smartphone

Até parece que americano tem dificuldade para se localizar! Pelo menos é o que indica um estudo feito pelo centro de pesquisas Pew Research Center. Ele mostra que de todos os adultos americanos com smartphone, 55% usam serviços que se baseiam na localização do usuário para guiá-lo e dar recomendações. Além disso, outros 28% dos que têm celulares de qualquer tipo usam essas ferramentas. De acordo com a pesquisa, 12% dos usuários de smartphones adultos usam serviços sociais de geolocalização, como Foursquare e Gowalla, pelos aparelhos. O estudo também mostrou que 92% dos adultos que têm smartphone usam o aparelho para tirar fotos; 80% costumam mandar fotos para outras pessoas e 76% mandam e recebem emails pelo dispositivo.

Turismo

Para quem é da área de turismo, uma boa oportunidade para se atualizar sobre as novidades do mercado. A 39ª Feira das Américas, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), acontecerá entre 19 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro. Novas operadoras internacionais, como a grega Travel Zone, a russa Red October e a britânica Jac Travel, estarão pela primeira vez no evento. Empresas brasileiras, como a CVC, mostrarão programação de embarques até as férias de julho de 2012.

Suco de laranja

Líder em demanda e maior produtor mundial de suco de laranja, os Estados Unidos perderam 42 mil toneladas de consumo em 2010 ante 2009, conforme mostra estudo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR). O volume praticamente equivale ao consumo brasileiro, que foi de 45 mil toneladas no ano passado.

Suco de laranja II

Essa foi a primeira vez na história em que o consumo nos EUA caiu acompanhado de queda de preço e é atribuído ao menor poder aquisitivo no país. Mas para o coordenador do Markestrat (centro de pesquisa que compilou os dados), Marcos Fava Neves, o problema está mais ligado ao perfil do consumidor do que à economia. “O consumidor tradicional de suco de laranja nos EUA está morrendo, e os jovens são mais suscetíveis a novos produtos”, justifica.