Economia dos EUA cresce 3,8% no terceiro trimestre

Por Gazeta Admininstrator

A atividade econ?ica nos EUA registrou expans? de 3,8% no terceiro trimestre (dado anualizado), apontando para um forte desempenho da economia americana mesmo com a destruição causada pela passagem dos furac?s Katrina e Rita pelo pa? no per?do.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Com?cio dos EUA. No trimestre imediatamente anterior a economia americana j?dava sinais de for?, com o crescimento de 3,3% no PIB (Produto Interno Bruto, soma de toda a riqueza produzida por um pa?), na comparação anual.

O furac? Katrina, que provocou o mais caro desastre natural da hist?ia dos EUA, atingiu o pa? no fim de agosto e o Rita, em setembro. Ambos afetaram o com?cio e provocaram reflexos no pa? todo, devido ao aumento de combust?eis que provocaram.

Os furac?s causaram destruição na regi? do golfo do M?ico, for?ndo o fechamento de plataformas e refinarias, o que fez a produção de petr?eo e gasolina no pa?. O barril do petr?eo chegou a US$ 70,90 no dia 30 de agosto e o gal? (3,785 litros) de gasolina chegou a US$ 3 em alguns estados do pa?.