Economia norte-americana registra crescimento de 5,3%.

Por Gazeta Admininstrator

Segundo últimos dados publicados nesta quinta-feira(25) pelo Departamento do Comércio, o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) norte-americano registrou índice anual de crescimento de 5,3% entre os três primeiros meses de2006

Foi o índice mais alto em mais de 2 anos. O dado superou o índice preliminar divulgado anteriormente para o período, de 4,8%.

A avaliação apresentada hoje reflete, com base em dados mais completos, o desempenho positivo das exportações norte-americanas.

Entretanto, a perspectiva dos economistas, era de um ritmo de crescimento ainda mais acelerado, de 5,8%. Mesmo assim, o PIB registrado superou com folga a taxa 1,7% de crescimento conferidos no quarto trimestre de 2005.

Crescimento acentuado, apesar de ser uma boa notícia, traz à tona a questão dos juros: o Federal Reserve (Fed, o BC americano) tem aumentado sua taxa de juros para conter a inflação no país, a taxa atual é de 5% ao ano. Com expansão tão acelerada, a inflação pode pressionar ainda mais, levando o banco a prolongar a política de juros.

Juros mais altos, no entanto, podem comprometer o crescimento da economia do país.