Economia russa deve encolher 4% em 2015

Por Gazeta News

russia

As previsões para a economia russa não são as mais otimistas para o ano que inicia. Segundo o ministro russo das Finanças, Anton Siluanov, a Rússia deve ter contração de 4% em sua economia, como resultado da crise enfrentada pelo país. Se isso se confirmar, o país entrará em recessão pela primeira vez em seis anos.

Siluanov prevê também que o orçamento do governo pode ter déficit de mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) se os preços do petróleo ficarem na média de $60 dólares por barril. As exportações de petróleo e gás representam a metade da receita da Rússia.

Como medida preventiva, o ministro anunciou a criação de um fundo anticrise para 2015 de 190 bilhões de rublos ($3,6 bilhões de dólares), valor que pode aumentar ao longo do ano.

O ministro ainda afirmou que espera que a taxa de câmbio média do rublo fique em cerca de 51 rublos por dólar em 2015. “Com o preço do petróleo em $60 dólares o barril, o rublo encontra seu equilíbrio. Não voltaremos a uma cotação próxima dos 30 (rublos para $1 dólar), mas o importante é o rublo se manter estável’, disse. O rublo vale atualmente menos da metade do que valia no início do ano. Fonte: Veja.