Eduardo Gradilone deve deixar o SGEB e o CRBE

Por Gazeta News

Embora ainda não se saiba de nenhuma data, o embaixador Eduardo Gradilone deve deixar a Sub-secretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior e será transferido para a embaixada do Brasil na Nova Zelândia.

Gradilone teve papel importante ao longo da criação do Conselho dos Representantes dos Brasileiros no Exterior (CRBE). O grupo “Amigos Petistas no Exterior” cita que fontes do governo apontam para a dificuldade em encontrar um nome de consenso entre diplomatas que tenham a mesma afinidade que ele têm com os brasileiros no exterior.

O ‘Gazeta News’ entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itamaraty, que confirmou sua trnsferência mas ainda não forneceu datas. Ainda de acordo com o Itamaraty, a transferência faz parte da rotina diplomática, uma vez que Gradilone já está no cargo desde 2007. A assessoria afirmou ainda que não há registros de nenhum desentendimento ou conflitos que resultariam na transferência do cargo.

Um dos conselheiros do CRBE nos Estados Unidos, Silair Almeida, disse que também ouviu rumores, mas não recebeu nenhuma notícia oficial. “Mas sei que os cargos não são vitalícios”, afirmou Almeida. “Não acredito que irá mudar alguma coisa para o CRBE, cujo problema não está ligado ao Itamaraty, mas ao relacionamento do grupo. Enquanto o grupo de representantes não se entender, não terá a credibilidade que deseja alcançar”.