Sírios presos em Honduras vindo para os EUA passaram pelo Brasil
Os sírios foram presos no dia 17 ao chegar ao aeroporto de Toncontin, que serve a capital de Honduras. Eles não passaram no teste de controle de passaportes, disse um porta-voz da polícia, Anibal Baca.
“Cinco cidadãos sírios foram presos e serão investigados porque há suspeitas que estejam carregando documentos falsos, passaportes roubados na Grécia”, disse Baca.
Eles haviam viajado de avião da Síria para o Líbano, depois para a Turquia, Brasil, Argentina, Costa Rica, chegando a Honduras. De lá eles iam para outra cidade de Honduras, San Pedro Sula, com intenção de ir por terra à Guatemala, depois para o México e de lá para os EUA.
Autoridades acreditam que se trate de refugiados fugindo da guerra na Síria, mas ainda é incerto o motivo da viagem.
“Não estamos dizendo que eles sejam terroristas”, disse Baca. “Eles estão sendo investigados por estarem usando passaportes roubados. Eles podem estar fugindo da guerra e isso está sendo investigado”.
Países envolvidos no conflito da Síria, incluindo os EUA, estão em alerta para possíveis ataques desde os ataques terroristas em Paris e a queda de um avião da Rússia no Egito, no dia 31 de outubro, que o Estado Islâmico assumiu a autoria, com o uso de uma bomba caseira.
Honduras tem forte fiscalização em aeroportos por ser comumente usado como parte da rota para a imigração ilegal para os Estados Unidos. Este ano, 12.600 estrangeiros foram pegos tentanto entrar ilegalmente em Honduras, a maioria tentando chegar aos EUA. Entre os presos estão pessoas da Somália, Irã, Etiópia, Senegal, Nepal e outros países da América Latina. Fonte: AFP.
