Elba Ramalho e a Obra de Chico Buarque - Planeta Música

Por Gene de Souza

badenpowell1-213x300

Indicada ao Latin Grammy deste ano na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras com “Marco Zero ao Vivo”, a cantora Elba Ramalho deve lançar em breve um novo álbum de forró, trabalho que está em fase de finalização. Mas mesmo antes de concluir o novo CD, a sempre inquieta artista paraibana já planeja novos trabalhos. Um deles é um disco com repertório exclusivo de composições de Chico Buarque. Uma das faixas já foi inclusive gravada. Elba está na trilha sonora da novela “A Vida da Gente” com “Todo o Sentimento” (Chico Buarque e Cristóvão Bastos), em regravação feita especialmente para a trama global. Por falar no compositor, Elba já esteve no palco este ano ao lado de Daniela Mercury, Margareth Menezes, Roberta Sá e Paula Lima com o espetáculo “Elas Cantam Chico”. As cinco divas fizeram um show em Brasília e outras cidades cantando clássicos de Chico Buarque.

Gravações Inéditas de Cássia Eller

Nova coletânea da saudosa cantora Cássia Eller, o álbum “Relicário” (Universal Music) deve chegar às lojas do Brasil ainda esta semana. O CD lembra os dez anos da morte da artista (Cássia faleceu em 29 de dezembro de 2001) e traz apenas composições de Nando Reis – inclusive a faixa-título, na qual o autor participa cantando e tocando. Outra participação especial é de Gilberto Gil, cantando em “Fiz o que Pude / Chororô”. Destaque ainda para três gravações inéditas: “Baby Love”, “As Coisas Tão Mais Lindas” e “Um Tiro no Coração”. As duas últimas também trazem duetos de Nando com a intérprete. “All Star”, “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos” e “Infernal” são outras faixas bastante conhecidas do repertório.

Show de Baden Powell na Alemanha vira DVD

A genialidade do compositor e violonista Baden Powell (1937 – 2000) atravessou fronteiras, como podemos comprovar em “Baden Powell Quartet – Tristeza – Live 1970”, DVD que acaba de chegar às lojas, via Coqueiro Verde Records. Trata-se do histórico registro de um show do quarteto do instrumentista brasileiro pela cidade alemã de Säarbrucken, em novembro de 1970. Powell estava acompanhado pelos músicos Hélio Schiavo (bateria), Ernesto Gonçalves (baixo) e Alfredo Bessa (percussão), além de Dulce Neves nos vocais. Lançado em edição especial (CD & DVD), o projeto traz nove grandes clássicos de nossa música: “Manhã de Carnaval”, “Tristeza”, “Tristeza e Solidão”, “Ferro de Passar”, “Garota de Ipanema”, “Aos Pés da Santa Cruz”, “Marcha Escocesa”, “Insônia” e “Samba Triste”. Todos interpretados em uma fusão perfeita entre o erudito e os ritmos populares afrobrasileiros.