Eleição 2012: pesquisa mostra Obama e Romney tecnicamente empatados

Por Gazeta News

Romney-and-Obama-debate-via-AFP

Boca Raton foi palco de um debate “morno” entre os candidatos a presidente, o democrata Barack Obama, e o republicano Mitt Romney, na noite do último dia 22, realizado na Lynn University.

Após o primeiro debate, que teve como vencedor Romney, e o segundo, no qual o atual presidente Obama foi considerado o melhor, o que se esperava era um debate mais dinâmico e agressivo entre os dois candidatos, que discursaram sobre política externa.

Ambos candidatos defenderam contrastantes visões sobre o papel dos Estados Unidos no mundo, citando países como Síria, Irã, Israel e China. O foco em países do Oriente Médio e Ásia descontentou latinos e especialmente brasileiros, que esperavam maior atenção.

Em enquete da cadeia “CNN”, que tem uma margem de erro de 4,5%, 48% dos telespectadores preferiram o desempenho de Obama, enquanto 40% enxergaram vitória de Romney. Já na pesquisa feita pela emissora “CBS”, que ouviu 521 eleitores indecisos, Obama foi superior para 53% deles, contra 23% que preferiram Romney e 24% que viram empate entre os dois candidatos. A margem de erro é de 4%.

Pesquisa eleitoral Em pesquisa divulgada no dia 24, pela Reuters/Ipsos, Mitt Romney aparece com um ponto percentual à frente de Obama. Segundo o levantamento, o republicano apresenta 47% de intenção de voto ante 46% do atual presidente. Como a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, considera-se que os candidatos estão tecnicamente empatados.

Flórida pode decidir novamente a eleição Com 29 votos no Colégio Eleitoral, a Flórida é o maior dos chamados Swing States - estados que não são claramente fiéis a um dos dois principais partidos do país. Nas últimas quatro eleições, a Flórida se dividiu entre republicanos e democratas, com duas vitórias para cada partido, sempre indicando o vencedor. Em 2000, uma margem de 500 votos na Flórida deu a presidência dos Estados Unidos ao republicano George W. Bush.

Em 2008, apesar de vencer John McCain por mais de sete pontos percentuais no geral, Obama venceu a Flórida por 3%.

Brasileiros preferem Obama Pesquisas de opinião feitas em 21 países mostram que em 20, incluindo o Brasil, a maioria dos entrevistados é favorável à reeleição do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. As pesquisas ouviram mais de 21 mil pessoas de julho a setembro. As pesquisas foram conduzidas pelo Instituto GlobeScan/Pipa.

No caso do Brasil, 65% dos entrevistados disseram preferir Obama a Romney. O país onde Obama atingiu o maior índice de popularidade foi a França (72%). Romney vence apenas no Paquistão, onde foi citado por 14% dos entrevistados. Obama foi lembrado por 11% da população.

Para o diretor da Market Analysis no Brasil, Fabián Echegaray, Obama é o preferido da maioria dos brasileiros devido à política internacional mais pacifista.

“O brasileiro é sensível aos temas da violência e do crime. A questão da guerra se relaciona com isso. O governo de Obama teve uma experiência bélica e militar menor, em contraste com a administração anterior (de George W. Bush)”, disse Echegaray.

O diretor acrescentou que Obama atrai mais a simpatia do público brasileiro do que Romney em decorrência da aparência física. Segundo ele, assim como ocorreu na eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a população se identifica com Obama como um integrante do povo mais do que Romney.

“Os brasileiros veem Obama como pardo e isso gera maior identificação. Romney, caucasiano, é visto como o americano branco”, disse o analista. Com informações da “BBC”e agência de notícias.