Eleição EUA: candidatos focam campanha nos estados-chave

Por Gazeta News

O candidato republicano Donald Trump começou sua agenda de campanha nesta segunda, 7, com um comício na Flórida, ao lado do seu companheiro de chapa Mike Pence.

O rally da Trump na Flórida foi o primeiro de cinco estados em sua última corrida na disputa pela presidência. Em seguida, ele se apresenta na Carolina do Norte, Pensilvânia, New Hampshire e Michigan.

A candidata democrata Hillary Clinton passará nesta segunda por Carolina do Norte, Michigan e Pensilvânia. Obama também terá agenda de campanha na Flórida para apoiar Hillary.

Em um comício ainda hoje na Pensilvânia, Hillary terá as participações dos músicos Bruce Springteen e Bon Jovi. Clinton reunirá no mesmo palanque o seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, o atual presidente dos EUA, Barack Obama, e sua extraordinariamente popular esposa, Michelle Obama.

Cinco estados cruciais que podem decidir esta eleição

Carolina do Norte: O estado vem sendo favorável aos republicanos, mas os democratas têm para si um afluxo de brancos com formação universitária e o aumento da participação dos negros no eleitorado.

Flórida:É essencial para as chances de Trump. A não ser que haja grande reviravolta, a derrota lá barra o caminho do republicano para a Casa Branca.

New Hampshire:O estado votou nos democratas em cinco das seis últimas eleições presidenciais. Mas Hillary sofreu um revés nas últimas duas semanas, caindo para uma vantagem de dois pontos.

Pensilvânia: Para os democratas, vencer em Filadélfia é a chave para levar o estado, e isso significa motivar a grande população negra na cidade. No estado, Hillary ganha por cinco pontos.

Michigan: com eleitorado 72% branco, é um dos estados menos diversos, o que limita as vantagens demográficas de Hillary.

Flórida ainda dividida

Os eleitores do estado entram no dia de eleição ainda divididos, de acordo com enquete da Universidade Quinnipiac, na manhã desta segunda, dia 7.

  • Raça:Trump tem 57% de votos de eleitores brancos, e Clinton, 34%. Votos de eleitores não-brancos para Clinton são 68%, contra 23% para Trump.
  • Gênero: Clinton tem 50% do apoio das mulheres, enquanto 42% apoiam Trump. Entre os homens Trump leva 48% a 40%.
  • Educação: os eleitores brancos sem diplomas universitários apoiam mais fortemente o Trump do que os eleitores brancos com diplomas universitários.Trump tem 53% do apoio de eleitores com graus universitários e Hillary, 29%.Entre os eleitores sem diplomas universitários, Trump tem 61% para 29% de Hillary.
Com informações da Agência Reuters, O Globo e Sun Sentinel.