Eleições EUA: Hillary passa Trump em 3% em pesquisa nacional

Por Gazeta News

Em pesquisa nacional recente realizada pela Washington Post-ABC e divulgada nesta sexta, 4, Hillary está três pontos percentuais à frente de Trump.

Hillary lidera com 47% das intenções de votos, ante 44 % de Trump, a quatro dias da eleição presidencial, de acordo com pesquisa por telefone na qual 1.768 adultos responderam entre domingo, 30 de outubro, e quarta-feira, 2 de novembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Em pesquisa Post-ABC divulgada na última quarta-feira, os dois candidatos estavam empatados, ambos com 46 %.

Empate na Flórida

Segundo nova pesquisa do projeto Estados da Nação, da Reuters/Ipsos, os dois candidatos presidenciais agora estão empatados na Flórida e na Carolina do Norte.

A liderança de Hillary em Michigan teve uma queda. No estado de Ohio os dois candidatos aparecem empatados e Pensilvânia agora se inclina para Hillary.

Trump precisa ganhar na Flórida e na Carolina do Norte para ter uma boa chance de chegar à Casa Branca. Hillary pode perder nos dois estados e ainda assim vencer a disputa.

O projeto Estados da Nação estima que as chances de Hillary ganhar os 270 votos necessários no colégio eleitoral é de cerca de 90%, menos que os 95% da semana passada.

Caso a eleição tivesse sido realizada na quarta-feira, o projeto estima que ela teria 256 votos sólidos e uma estimativa final de cerca de 302 votos, enquanto Trump ficaria com 236. Na semana passada, ela tinha 278 votos sólidos e uma estimativa final de 320, ante 218 para Trump.

A pesquisa mais recente incluiu pergunta sobre o apoio aos candidatos após o diretor doFBI, James Comey, anunciar na sexta-feira passada que a agência está examinando emails recém-descobertos que podem estar ligados ao uso do servidor privado de Hillary.

O projeto Estados da Nação é uma pesquisa com cerca de 15 mil pessoas semanalmente em todos os 50 Estados norte-americanos, além de Washington, D.C.

Fonte: Reuters