Eleições marcam a queda do PT e do PMDB e ascensão do PSDB no Brasil

Por Gazeta News

joao-doria-e-eleito-prefeito-de-sao-paulopsdb-sp-divulgacao
[caption id="attachment_127047" align="alignleft" width="300"] Doria é o primeiro prefeito de São Paulo eleito em primeiro turno desde 1992, quando as eleições passaram a ter dois turnos. Foto: Divulgação.[/caption]

Brasileiros foram às urnas no último domingo, dia 2, escolher prefeitos e vereadores em 5.568 cidades brasileiras e o PT sentiu nas urnas a rejeição do eleitor no primeiro pleito municipal desde o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e do início da Operação Lava Jato.

Além de uma derrota histórica do prefeito Fernando Haddad no primeiro turno em São Paulo, a legenda teve péssimo desempenho nas capitais do país. A única vitória do partido em capitais foi Rio Branco, onde o prefeito Marcus Alexandre foi reeleito com mais de 54% dos votos em primeiro turno.

O candidato João Doria (PSDB) é o primeiro prefeito de São Paulo eleito em primeiro turno desde 1992, quando as eleições passaram a ter dois turnos. O tucano obteve 3.085.187 votos, o que corresponde a 53,29% dos votos válidos. Doria é o primeiro prefeito de São Paulo eleito em primeiro turno desde 1992, quando as eleições passaram a ter dois turnos.

O PSDB se fortalece também no Brasil com a vitória em primeiro turno em 12 prefeituras entre as 92 maiores cidades do país, e disputando o segundo turno em outras 19.

No Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) seguem na disputa para o segundo turno. Em Belo Horizonte, o segundo turno será entre João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS).

No sul do país, Rafael Greca (PMN), disputa o segundo turno com Ney Leprevost (PSD) em Curitiba. Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputa o segundo turno com Sebastião Melo (PMDB).

Alto índice de votos brancos, nulos e abstenções

A cidade de São Paulo teve um número maior de pessoas que não compareceram às urnas ou anularam seu voto comparado à eleição municipal passada. Foram registrados 367.471 votos brancos, 788.379 nulos e 1.940.454 abstenções. Somados, esses votos perdidos chegaram a 3.096.304 votos ou 34,84% do colégio eleitoral.

Cidades com maior índice de abstenção

Nove cidades do país tiveram índice de abstenção (quando o eleitor não comparece para votar) acima de 30% nestas eleições. Seis desses nove municípios ficam em Minas Gerais, inclusive os cinco primeiros colocados: Minas Novas, onde o índice de abstenção foi de 34,76%,  seguida por Rio Vermelho, com 33,5%, e em terceiro lugar, Berilo, com 32,16%. Além das cidades mineiras, um município no Ceará, um no Amazonas e um na Bahia completam a lista.

Menor índice de abstenção

A cidade catarinense de Presidente Castello Branco teve o menor índice de abstenção, com 1,55%. Apenas 25 dos 1.611 eleitores da cidade não compareceram para votar. Na sequência, aparecem dois municípios gaúchos: Travesseiro e Mampituba, ambos com 1,67%. A cidade de Capitão, também no Rio Grande do Sul, registrou 1,83% de abstenção.

Única prefeita eleita em Primeiro Turno

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), foi reeleita neste domingo.Ela é a única mulher eleita prefeita em primeiro turno em uma das 26 capitais.

TSE registra prisão de 236 candidatos em todo o país no 1º turno

TSE também informou que 1.726 eleitores foram presos neste domingo. Deste total, 177 candidatos foram presos por realizarem boca de urna, 16 por divulgarem propaganda não-permitida, 11 por transporte ilegal de eleitores, 22 por corrupção eleitoral e 9 por motivos não informados.

Minas Gerais foi o estado com mais prisões de candidatos: 59. Seguido por Santa Catarina (23) e Paraná (21). Ainda de acordo com o TSE, também foram registradas ocorrências com outros 147 candidatos, mas sem prisão.

Com informações do G1 e El País.