Eleições 2016: O que pensam os brasileiros sobre os candidatos

Por Arlaine Castro

trump hillary

A 58ª eleição presidencial dos Estados Unidos, que será realizada no dia 8 de novembro, elegerá oficialmente o sucessor do Obama e tem à frente dois candidatos principais: Hillary Clinton, pelo Partido Democrata, e Donald Trump, pelo Partido Republicano.

Ao longo da história política dos EUA, dos 43 presidentes,15 foram democratas, incluindo o atual, Barack Obama, que ocupa o cargo desde 2009. Hillary é a primeira mulher a ser candidata à presidência por um grande partido na história do país.

Já o Partido Republicano elegeu entre 1851 e 2009, 18 presidentes. Atualmente, tem como candidato o polêmico empresário Donald Trump.

Enquanto o assunto eleição ganha mais força a cada dia, à medida que se aproxima data da votação, milhares de brasileiros, aptos a votar, também vão se posicionando.

O consulado do Brasil em Miami estima que aproximadamente 340 mil brasileiros vivam na Flórida, porém o número de brasileiros naturalizados americanos, que estão aptos a votar, é bem menor. No entanto, eles integram um importante grupo, o de imigrantes, que pode ser decisivo no resultado da eleição.

O gerente financeiro Jander Rocha, de Deerfield Beach, vive nos EUA há 19 anos e não deixa de exercer o direito ao voto. O brasileiro apoia o Partido Democrata, segundo ele, por acreditar que o país precisa de alguém com pulso forte. “Infelizmente, o candidato republicano não tem muita capacidade de liderar esta nação. Por isso e por falta de outra opção, eu apoio a Hillary. Mesmo com o histórico de mentiras da família Clinton e todos os problemas que estão vindo à tona, eu ainda acredito que ela possa fazer um bom governo, se o Congresso permitir”, finaliza.

A mesma opinião tem a aposentada Edina Ferreira, moradora de Miami. Ela afirma ter sempre votado para os democratas e que considera a Hillary uma mulher de “peso”. “Ela está sempre do lado dos imigrantes, é inteligente e já foi primeira-dama, sabe muito como levar este país para o melhor. Será a presidente que este país precisa”, declara.

O funcionário público mineiro Carlos da Silva, que está há 28 anos nos EUA e é filiado ao Partido Democrata, defende que Hillary é a melhor candidata por reconhecer que os imigrantes geram benefícios para que a economia continue avançando. “Muitos imigrantes são donos de pequenas empresas que geram empregos. São estas pequenas empresas que funcionam, geram receita e fazem com que o imigrante gaste mais, estimulando assim a economia americana. Além disso, ela tem pretensão de fazer algo a respeito da lei de imigração logo nos primeiros 100 dias”, afirma.

Por outro lado, nem todos os brasileiros se mostram satisfeitos com o atual governo e seu partido. O bancário Gil Malak vive nos EUA há mais de 30 anos e, além de votar, já participou dos chamados Tea Parties republicanos - movimento político norte-americano conhecido por suas posições conservadoras do Partido Republicano, que pede a redução da dívida nacional e impostos mais baixos. Apesar das declarações polêmicas do candidato do seu partido, Malak acredita que Trump será um bom presidente para os EUA. “Sempre me dediquei ao partido republicano por muitos anos desde a época do ‘Bush pai’. Sinceramente, acho que Donald Trump é qualificado para trazer a sincronia de volta a esta nação”, diz.

Prazo de registro para votar este ano vai até o dia 11 de outubro

Cidadãos americanos com 18 anos completos até o dia 8 de novembro, que residam nos Estados Unidos, que não sejam mentalmente incapazes e não tenham sido condenados por algum crime poderão votar nas eleições presidenciais. No entanto, o eleitor deve estar devidamente registrado.

Para isso, um formulário disponível no site https://vote.usa.gov/ deve ser baixado e respondido com todos os dados pessoais e enviado para o The Florida Division of Elections, no endereço: Room 316, R.A. Gray Building, 500 South Bronough Street, Tallahassee, Florida 32399-0250. Se a pessoa nunca votou, deve enviar junto ao formulário, comprovante de residência. Na Flórida, o registro deve ser feito com até 29 dias de antecedência à eleição, marcada para 8 de novembro. Para mais informações, acesse: Vote.usa.gov