Eleições: Resultado de pesquisa não se altera após debate

Por Gazeta News

[caption id="attachment_126611" align="alignleft" width="300"] Foto: Mike SegarReuters[/caption]

Hillary Clinton foi considerada pela maioria dos grandes veículos de comunicação como a grande vencedora do primeiro debate eleitoral, realizado no dia 26, pela CNN. No entanto, na primeira pesquisa feita após o enfrentamento com Donald Trump, , os resultados se mostraram inalterados.

De acordo com o levantamento da Reuters/Ipsos, feito com 2.036 eleitores nos dias 27 e 28, a vantagem da democrata se manteve em quatro pontos percentuais sobre o republicano. Hillary apareceu com 42%, Trump com 38%, Gary Johnson (Libertário) com 7% e Jill Stein (Verde) com 2%. No levantamento feito entre os dias 22 e 26 — antes do debate — os resultados eram absolutamente os mesmos, considerando os “prováveis eleitores”.

No levantamento apenas entre os dois líderes, nova repetição de valores: vantagem de seis pontos percentuais para Hillary, que vai a 44% da preferência dos eleitores, com Trump marcando os mesmos 38% da pesquisa ampliada com os candidatos dos outros partidos. O levantamento anterior ouviu 1.705 eleitores, de acordo com a Reuters e o instituto de pesquisa Ipsos.

Sobre quem venceu o debate, segundo a pesquisa realizada pela CNN com eleitores registrados 27% dos 521 entrevistados apontaram Trump como vencedor, enquanto a candidata democrata obteve 62% de preferência. Em outra pesquisa da CNN, com 20 eleitores indecisos da Flórida, 18 consideraram que Hillary foi melhor.

Trump e Hillary voltarão a debater nos próximos dias 9 e 19 de outubro, em Saint Louis (Missouri) e Las Vegas (Nevada).

Fonte: Reuters e BBC.