Eleitores americanos vão às urnas em todo o país

Por Gazeta News

01zvotacaoo

Após meses de campanha eleitoral dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, os cidadãos que não votaram antecipadamente vão às urnas nesta terça-feira, 6, em todo o país. Na Flórida, pelo menos 4,5 milhões dos eleitores registrados para votar depositaram seus votos com antecedência, o que corresponde a 38% dos 12 milhões de eleitores registrados.

O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor.

$1 bilhão de dólares gastos em publicidade

Mais de $1 bilhão de dólares foram gastos em publicidade na atual campanha presidencial dos Estados Unidos. As campanhas do presidente norte-americano, Barack Obama, e do republicano Mitt Romney contrataram equipes renomadas de advogados. Para analistas políticos, a iniciativa é uma demonstração de que a disputa acirrada poderá levar a resultados que serão contestados judicialmente.

Depois de uma campanha intensa e de pesquisas de intenção de votos mostrando empate técnico, as eleições dos Estados Unidos ocorrem polarizando a disputa entre Obama e Romney. Ambos divergem nos principais temas em discussão no país: economia, política interna e externa e questões sociais.