Elysium: Entrevista com a atriz brasileira Alice Braga - Cinema

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Paranoia-poster

Estreou na última sexta-feira, dia 9 de agosto, Elysium, novo filme de ficção científica, do diretor Neil Blomkamp, que também já dirigiu Distrito 9. A história de Elysium acontece no ano de 2154, quando a população da Terra vive oprimida, enquanto os ricos vivem em uma estação orbital chamada Elysium. Nem todos tem passagem livre entre a Terra e a estação orbital. Mas só lá que um funcionário de uma fábrica de androides vai conseguir a cura para o acidente químico que o deixa à beira da morte. No elenco, o talentoso Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Diego Luna, os atores brasileiros Wagner Moura e Alice Braga, entre outros. Conversei com a atriz Braga na última quinta-feira, 8, por telefone, e ela me contou como ficou feliz em estar em um filme americano com outro ator brasileiro e também por ter atuado ao lado de Matt Damon. Vamos conferir:

Jana - Como foi interpretar Frey? Alice - Foi maravilhoso! Frey pra mim é uma personagem, que desde que eu li o projeto, eu me apaixonei por ela. Na minha opinião, ela representa muito essas jovens mulheres – do Brasil principalmente –, essas jovens que passam por situações difíceis com um filho pra criar sozinha e esse filho está doente... representa as mães solteiras de todo o mundo. Ela também é muito forte e luta pra sobreviver e nunca sente pena dela mesma, sempre está de cabeça erguida. Eu fiquei muito feliz de ter feito essa personagem e espero que as pessoas gostem dela também.

Jana - Você se espelhou em alguém pra criar essa personagem? Alice - Eu não me espelhei especificamente em uma só pessoa. Mas eu tive a chance de ir a um hospital de câncer e observar as mães e as tias de crianças doentes. Uma coisa engraçada foi que minha irmã teve um filho antes de eu começar as filmagens e eu fiquei bem próxima dela e ajudou muito, pois eu vi como minha irmã mudou, o sentimento de mãe aflorou. Foi uma observação de diferentes mulheres para criar uma única mulher, representando a força de muitas.

Jana - Como você foi convidada pra entrar nesse projeto? Alice - Eu fiquei sabendo do teste através do meu agente, aí eu li o roteiro e depois fiquei atrás do Neill (o diretor), literalmente... (risos).

Jana - Como foi trabalhar com o diretor Neill Blomkamp? Alice - Foi maravilhoso! Eu sou muito fã do trabalho dele desde Distrito 9 e depois que o conheci fiquei mais fã ainda. É genial você trabalhar com alguém da sua geração. Ele é tão brilhante, inteligente e talentoso... um bom diretor.

Jana - Tem alguma diferença em trabalhar com um diretor americano ou sul-africano e um brasileiro ou é só a língua mesmo? Alice - Eu acho que só a língua mesmo. O Neill é muito passional, político... como ele é sul-africano, ele entende muito de disparidade social e eu e o Wagner conversamos muito com ele sobre isso. Mas cada diretor tem sua característica por ter personalidades diferentes.

Jana - Como foi estar com o Wagner Moura no mesmo set de filmagens, em Hollywood? Alice - Eu sou muito fã do Wagner... foi tudo de bom. Ele é uma referência pra mim desde quando eu comecei a atuar. Nós fizemos Cidade Baixa juntos e, desde ali, eu aprendi o verdadeiro significado da atuação e de como você deve encarar cada frase, cada palavra, cada respiração do que você está fazendo em cena. E aí, você ve como ele se entrega de maneira única.

Jana - Como foi trabalhar com Matt Damon? Alice - Foi demais!!! Ele também é uma referência pra mim. Matt é muito profissional e bem humorado. E a cada trabalho que ele faz, eu o admiro mais.

Estreias da Semana

Jobs (Open Road Films) Estreia na próxima sexta-feira, dia 16 de agosto, Jobs, cinebiografia não-oficial do empresário, inventor, magnata e fundador da Apple, Steve Jobs. O longa mostra a vida de Steve desde os seus dias de hippie até a fundação da Apple, tornando-se um dos empresários mais crativos e ousados da informática. Joshua Michael Stern dirige o roteiro escrito por Matt Whiteley. Asthon Kutcher interpreta Steve Jobs, ao lado de Ahna O’Reilly, que faz o papel de Chris-Ann Brennan, a namorada dele. Além deles, estão no elenco: Josh Gad, Dermot Mulroney, Lukas Haas, J.K. Simmons, entre outros. Estreia: 16 de agosto.

Kick-Ass 2 (Universal Pictures) Estreia também na próxima sexta-feira, dia 16 de agosto, Kick-Ass 2, nova comédia de ação com o ator Jim Carrey, que vai mostrar como esses semi-heróis reagem quando suas identidades secretas são reveladas ao mundo. Kick-Ass 2 é a continuação de Kick-Ass, que teve o roteiro escrito por Jeff Wadlow, que também dirigiu o filme. Matthew Vaughn, que dirigiu o primeiro Kick-Ass, está na produção do longa. Além de Jim Carrey, estão no elenco, Aaron Taylor-Johnson, Chloe Grace Moretz, Christopher Mintz-Plasse, entre outros. Estreia: 16 de agosto.

Paranoia (Relativity Media) Mais uma estreia nessa próxima sexta-feira, dia 16 de agosto. Chega às telas grandes o suspense Paranoia, adaptação do romance de Joseph Finder, que conta a história de um jovem que paga com recursos da empresa onde trabalha uma festa luxuosa para um amigo, mas seu chefe acaba descobrindo. A direção é de Robert Luketic conhecido por dirigir também 21, Legally Blonde e Killers. No elenco estão Liam Hemsworth, Harrison Ford, Amber Heard, Josh Holloway, entre outros. Estreia: 16 de agosto.

Lee Daniels’ The Butler (The Weinstein Company) Estreia também, na próxima sexta-feira, dia 16 de agosto, Lee Daniels’ The Butler, que conta a história de Eugene Allen, um mordomo negro que serviu os presidentes na Casa Branca, de 1952 a 1986. The Butler é baseado em artigos de Wil Haygood, que foram publicados no jornal “Washington Post”, no ano de 2008. Lee Daniels dirige roteiro de Danny Strong. No elenco, Forest Whitaker, John Cusack, David Oyelowo, Matthew McConaughhey, Oprah Winfrey, Jane Fonda, entre outros. Vale a pena conferir!!! Estreia: 16 de agosto.