Em depoimento a Moro, Lula chama ex-ministro Palocci de mentiroso

Por Gazeta News

Lula negou mais uma vez ter recebido propina da Odebrecht [caption id="attachment_148998" align="alignleft" width="327"] O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que Palocci mentiu em depoimento ao juiz Sérgio Moro. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.[/caption]

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva depôs novamente para o juiz federal Sérgio Moro na sede da Justiça Federal de Curitiba na quarta-feira, 13, e afirmou que o ex-ministro de seu governo Antonio Palocci "mentiu" quando depôs.

"Eu vi o Palocci mentir aqui", afirmou. Lula chamou o ex-ministro de "calculista e frio" e disse que Palocci só citou seu nome na tentativa fazer delação premiada e reduzir alguns anos de condenação.

Segundo Lula, Palocci fez um pacto de sangue com os delatores, com os advogados deles e talvez com o Ministério Público. A fala fez referência ao "pacto de sangue" que Palocci afirmou haver entre ele (Lula) e a Odebrecht, incluindo um pacote de propinas de R$ 300 milhões.

Lula é acusado de receber propina da empreiteira Odebrecht por meio da compra de um prédio para a nova sede do Instituto Lula, que não chegou a ser construída, e de um apartamento vizinho ao que mora em São Bernardo do Campo (SP).

O depoimento durou 2h40min onde Lula também afirmou que não solicitou a compra do apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo; que visitou o prédio objeto da denúncia uma vez e que o achou inadequado; as doações que o Instituto Lula recebeu da Odebrecht não eram propina; que jamais tratou com Emílio Odebrecht sobre dinheiro para o PT; que as três denúncias apresentadas contra ele pela força-tarefa da Lava Jato são "ilações". Com informações do G1.