Em Miami, ex-prefeito de Minas tem prisão decretada e passa a ser procurado pela Interpol

Por Gazeta News

prefeito interpol

O ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, teve a prisão preventiva decretada. Porém, ex-gestor se encontra em Miami e seu nome foi para o site da Interpol, desde que o seu mandado de prisão não pôde ser cumprido. O advogado do ex-prefeito afirma que o procedimento se trata de uma “solicitação da Polícia Federal, que pode ser feita a todo brasileiro que tem um mandado de prisão expedido em seu desfavor. “Existe um acordo de cooperação internacional que prevê isso”.

Na sentença, a juíza da comarca de Pirapora, Arlete Aparecida da Silva Coura, ressalta que “ao perceber que as investigações apontavam para o mesmo (Luiz Tadeu Leite) como um dos integrantes da organização criminosa, entendeu por bem se refugiar nos Estados Unidos da América, somente informando a autoridade policial sobre seu paradeiro após ter ciência do decreto prisional expedido em seu desfavor”.

Para confirmar os argumentos, a magistrada cita conversas telefônicas gravadas com autorização da Justiça entre 19 de junho e 4 de julho.

O advogado de Luiz Tadeu Leite, Sânzio Baioneta, concedeu entrevista coletiva no dia 4, alegando que o ex-prefeito não é foragido da Justiça. Por telefone, ele disse que a magistrada se equivocou ao dizer que seu cliente saiu do Brasil por saber do mandado, já que o ex-gestor embarcou para o exterior em maio.

Na coletiva de imprensa, Baioneta afirmou que o ex-prefeito se encontra em Miami para tratamento médico, já que perdeu o intestino grosso, mas a cirurgia, prevista para os próximos dias, deve ocorrer em Houston. Ainda de acordo com o advogado, no momento em que a saída do prefeito ocorreu, não havia nenhuma restrição legal que impedisse a viagem. Comunicado para a PF Baioneta explica que Luiz Tadeu Leite foi intimado a comparecer na sede da PF em Montes Claros no dia 24 de junho, mas que teria informado anteriormente à polícia sobre a necessidade da viagem para o exterior.

“Quem comunica data de saída e entrada no Brasil para a Polícia Federal não pode ser considerado foragido da Justiça”, disse o advogado.

Volta de Luiz Tadeu ao Brasil

Segundo Sânzio Baioneta, o retorno de Luiz Tadeu Leite para o Brasil está previsto para 10 de agosto. “Me comprometo que no primeiro dia da chegada do meu cliente, o levarei para prestar quaisquer esclarecimentos para todas as autoridades, é de todo o interesse dele esclarecer os fatos”.

Acusações Luiz Tadeu Leite é alvo de um dos nove mandados de prisão que deveriam ser cumpridos na operação de combate ao desvio de recursos públicos. Segundo a PF, a fraude pode ter causado um prejuízo de R$ 72 milhões em cinco cidades de Minas Gerais.