Em único show nos EUA, Maria Bethânia se apresentará em Miami

Por Gazeta News

maria betania

Primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil, estrela adorada por gerações e aclamada em palcos de todo o mundo, Maria Bethânia retorna à Flórida após uma ausência de mais de 22 anos.?A cantora baiana fará uma única apresentação na América do Norte, no dia 11 de novembro, no Fillmore Miami Beach, trazida pela Rhythm Foundation, e com patrocínio do Espírito Santo Bank e TAM Airlines.

Bethânia foi a primeira cantora brasileira a atingir a marca de 1 milhão de discos vendidos, com “Álibi”, em 1978. Nada mal para quem, quando menina em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, sonhava em ser atriz. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1963, em Salvador, cantando um samba de Ataulfo Alves na peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues.

Em 1964, Maria Bethânia e músicos iniciantes como seu irmão Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé montaram o espetáculo “Nós Por Exemplo”, em Salvador. Bethânia tinha apenas 19 anos quando recebeu de Augusto Boal um convite para substituir Nara Leão no antológico espetáculo “Opinião”, no Rio de Janeiro. Logo na primeira apresentação, a baiana arrebatou a plateia carioca interpretando “Carcará”, de João do Vale e José Cândido. No mesmo ano gravou seus primeiros discos e, pouco depois, estaria sendo chamada de Abelha Rainha da MPB.

Maria Bethânia já lançou mais de 30 discos, tendo dividido alguns com grandes nomes da MPB, como Edu Lobo, Chico Buarque e os Doces Bárbaros (Caetano, Gil e Gal Costa).

Nos últimos dez anos, sua carreira foi marcada por grandes realizações. Ela se apresentou ao lado do tenor italiano Luciano Pavarotti, em Salvador (Bahia), fez um espetáculo com Caetano Veloso no Pavilhão Atlântico em Lisboa (Portugal), e na noite de 31 de dezembro diante de mais de 200.000 pessoas fez um show com Gilberto Gil no Farol da Barra (Bahia/Salvador). Maria Bethânia lançou recentemente ‘Maricotinha’, ‘Que Falta Você me Faz’, ‘Mar de Sophia’, ‘Pirata’, ‘Dentro do Mar tem Rio’ e também um projeto especial com a lendária cantora cubana Omara Portuondo do grupo Buena Vista Social Club. Muitos críticos de música, colegas, e o próprio irmão Caetano concordam que a recente fase criativa da cantora supera o que ela fez nos anos 70 e 80.

No final de 2009, lançou dois CDs só com músicas inéditas, batizados de “Tua” (Biscoito Fino) e “Encanteria” (Quitanda), que originou o show “Amor, Festa, Devoção” que, além de rodar o Brasil inteiro, foi apresentado em Londres, Portugal e Buenos Aires, no ano de 2010.

No final de 2011, lançou, pelo seu selo Quitanda, o CD “Capoeira de Besouro”, de Paulo César Pinheiro, e o “Amor, Festa, Devoção”, show que oferecrá ao público de Miami, em única apresentação nos Estados Unidos.

Maria Bethânia em Miami Beach teve também o apoio do Consulado Geral do Brasil em Miami, Baptist Executive Health, Gazeta Brazilian News, Acontece, Brazilian American Chamber of Commerce of Florida, Centro Cultural Brasil-USA, e Miami-Dade County Department of Cultural Affairs.

Especial Maria Bethânia no programa Café Brasil com Gene de Souza

No dia 6 de novembro, haverá um programa especial da Maria Bethânia no Café Brasil de Gene Souza. Serão duas horas de destaque aos grandes sucessos, duetos e raridades da carreira da diva baiana. O programa estará no ar das 6 às 8pm, na 88.9FM, em Miami e pela internet através do site www.wdna.org no mundo todo.