Emagrecer sem malhar? - Post It

Por Simone Raguzo

Barbara Eckonen cultivando sua horta de temperos.

Um estudo publicado na revista científica “Nature” e “Galileu” sugere que é possível modificar a gordura corporal sem fazer exercício. Pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e da Escola de Medicina de Harvard isolaram a irisina, hormônio produzido pelas células musculares durante os exercícios aeróbicos. A substância foi aplicada em ratos e agiu como se eles tivessem se exercitado. O segredo foi a conversão de gordura branca — que estoca energia inerte e estraga nossa silhueta — em marrom, que serve para nos aquecer e gasta uma energia tremenda. Se o hormônio funcionar da mesma forma em humanos, pode surgir em breve um novo medicamento para emagrecer.

Mais inteligência Segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, um único gene pode alterar seu quociente de inteligência. A partir de ressonâncias e da análise do DNA de 20 mil pessoas, cientistas perceberam que o HMGA2 (o gene) pode aumentar ou diminuir seu QI em 1,29 pontos. Pode parecer pouco, mas o impacto causado no raciocínio é um grande avanço. Tanto que ela pode aumentar o tamanho do seu cérebro em 0,58%, cerca de duas colheres de chá a mais de massa cinzenta.

[caption id="attachment_27202" align="alignleft" width="225" caption="Barbara Eckonen cultivando sua horta de temperos."][/caption]