Emagrecimento: As diferenças entre a cirurgia bariátrica e a ação dos exercícios

Por Ivani Manzo

obesidade

O acúmulo de gordura corporal não é igual para todas as pessoas. A primeira diferença ocorre entre homens e mulheres. Os homens têm uma distribuição de gordura abdominal e central. Isso quer dizer que a maioria dos homens quando engorda terá o acúmulo de gordura na região do abdômen e em volta das vísceras. Sim, a gordura se acumula ao redor dos órgãos, como o coração. Isso ocorre também na mulher, que tem acúmulo de gordura na mesma região, mas algumas mulheres acumulam mais gordura na região gluteofemoral (quadril e coxas). A gordura que se acumula na região abdominal e em volta dos órgãos traz muitos problemas de saúde e pode ser muito perigosa, especialmente aquela que envolve o coração. Essa gordura poderá causar enfartos e acidentes vasculares.

Um estudo* recente, publicado em janeiro de 2016, analisou os efeitos da cirurgia bariátrica (redução do estômago) e dos exercícios físicos sobre a gordura acumulada em locais importantes do nosso corpo. Nesse estudo, foi verificado se houve ou não alteração na quantidade de gordura localizadas ao redor do coração e na região abdominal. Ao redor do coração existem dois locais onde há depósito de gordura. Um chamado de gordura epicardial que fica aderida ao músculo cardíaco e outra chamada paracardial, que fica externamente em relação aos tecidos que envolvem o coração. A gordura abdominal, que os cientistas se referem, está localizada atrás dos músculos do abdômen. Essa gordura deixa a barriga dura e aumentada. Nos homens, principalmente, ela é muito comum.

Esse estudo foi feito porque a cirurgia bariátrica tem mostrado uma diminuição pequena na quantidade de gordura epicardial (aquela que fica literalmente grudada no músculo cardíaco) comparada a perda de gordura paracardial e abdominal. No estudo foi analisado os efeitos do exercício físico e da cirurgia bariátrica na redução da gordura abdominal, da gordura paracardial e da epicardial.

Os resultados mostraram que tanto os exercícios quanto a cirurgia foram eficientes em diminuir a quantidade de gordura corporal, e em ambos os grupos a gordura que fica aderida ao músculo cardíaco apresentou uma pequena diminuição quando comparada aos outros locais. Como esperado, a cirurgia bariátrica promoveu maior perda de gordura corporal que apenas os exercícios, mas aquela gordura que envolve o coração praticamente não diminuiu com a cirurgia, e sim com os exercícios.

A não diminuição da gordura epicardial traz alguns questionamentos com relação a cirurgia bariátrica, pois parece que sem o complemento dos exercícios ela parece não diminuir definitivamente os riscos coronários que a obesidade traz. Sem dúvida, mais estudos precisam ser feitos até que se possa chegar a uma conclusão. Mas, como sempre digo, exercícios bem prescritos não têm contraindicação e nesse caso parece contribuir muito para a diminuição dos riscos cardiovasculares. ___________________________ *Medicine (Baltimore). 2016 Feb;95(5):e2616. doi: 10.1097/MD.0000000000002616.Differential Effects of Bariatric Surgery Versus Exercise on Excessive Visceral Fat Deposits.Wu FZ1, Huang YL, Wu CC, Wang YC, Pan HJ, Huang CK, Yeh LR, Wu MT.