Embaixada propõe encontro entre EUA e Brasil para discutir denúncias sobre espionagem

Por Gazeta News

thomas

O senador brasileiro Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), afirmou, no dia 15, após reunião com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, que a embaixada norte-americana propõe um encontro de técnicos de inteligência dos dois países para esclarecer os casos de espionagem denunciados na última semana. A reunião poderá ocorrer nos EUA ou no Brasil.

No dia 7, uma reportagem do jornal “O Globo” revelou que, na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da National Security Agency (NSA) por telefonemas e e-mail. As informações foram reveladas pelo o ex-técnico da NSA, Edward Snowden.

Além da presença de ministros e representantes de empresas de internet norte-americanas, a CRE aprovou também um requerimento que solicitava a participação do embaixador em audiência pública.

Anteriormente, o embaixador disse ao governo brasileiro que o monitoramento ocorre por meio de metadados (número de ligações entre dois números, duração das chamadas e horário, entre outros), mas não há gravação de conteúdo de conversas telefônicas ou de mensagens.