Embaixador da Rússia na Turquia é morto a tiros; veja vídeo

Por Daniel Galvão

Homem armado gesticula perto de corpo de homem caído em galeria de arte de Ancara; embaixador teria sido ferido em ataque armado - Burhan Ozbilici / AP Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/embaixador-russo-morre-ao-ser-baleado-na-turquia-diz-imprensa-de-moscou-20670117#ixzz4TJQ2k6Xf © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
[caption id="attachment_133338" align="alignleft" width="300"] Homem armado gesticula perto de corpo de homem caído em galeria de arte de Ancara. Foto: Burhan Ozbilici / AP.[/caption]

A crise em Aleppo fez uma nova vítima. Dessa vez, no entanto, não na cidade síria, mas na Turquia. Um homem atirou à queima-roupa contra o embaixador da Rússia no país durante uma exibição de fotos e mencionou o massacre de civis pelo exército sírio com apoio do governo russo. Andrei Karlov chegou a ser levado ao hospital, mas acabou morrendo.

O Kremlin classificou o crime como 'ato terrorista'. O presidente russo, Vladimir Putin, convocou reunião de emergência para discutir o caso. No momento do ataque, o diplomata fazia um comunicado em uma exibição de fotos chamada "A Rússia vista pelos turcos". No vídeo que circula na Internet, o terrorista grita "Aleppo" e "Vingança".

Segundo as primeiras informações, o atirador - que teria entrado no local se fazendo passar por segurança - era policial e foi morto pela polícia momentos depois do ataque. Segundo a rede BBC, o homem teria gritado: "Não esqueça sobre Aleppo, não esqueça sobre a Síria" antes de usar a frase islâmica "Deus é grande". Já o "Independent" diz que ele gritou: "Nós morremos em Aleppo, você morre aqui".

Outras três pessoas ficaram feridas no ataque. A embaixada russa acredita que a autoria do crime é de radicais islâmicos. No vídeo, fica claro que o atirador mirou especificamente em Karlov para executá-lo.

Veja vídeo do momento que o embaixador é atingido: