Embalagens isopor estão entre os vilões para o meio ambiente e para a saúde!

Por Gazeta Admininstrator

Quantos copos de isopor você usa por dia? Se souber mais sobre a composição deles, irá provavelmente pensar duas vezes antes de levar o seu café ou comida “to go” em um deles.

O material que os produtos de styrofoam (ou isopor) são feitos, chama-se polystyrene, que é usado em vários produtos, desde embalagens até explosivos.

O problema do styrofoam (que na verdade é uma marca da Dow Chemical Company) não é só o tempo que demora para se decompor, mas seus malefícios para a saúde. Polystyrene é derivado do petróleo, é altamente inflamável e composto de benezeno, um químico conhecido como cancerígeno.

Estudos indicam que o componente químico do material tem o potencial de
vazar cerca de 0.025% na sua comida e consequentemente no seu corpo em cada
uso. Ou seja, se você toma quatro cafés por dia em um copo feito de polystyrene, em três anos você terá tomado um copinho inteiro... Essa migração ocorre mais com produtos quentes e com alto teor de gordura.

O polystyrene demora muito tempo para se decompor. Por causa da natureza de
sua composição, várias cidades dos Estados Unidos, e mesmo o McDonald’s, baniram o seu uso, principalmente na embalagem de carnes e outros produtos alimentícios, já que têm contato direto com o isopor.

Muitas vezes parece inevitável que tenhamos contato com o produto, que está presente nos restaurantes, cafeterias e supermercados, mas podemos escolher alternativas ou mesmo levá-los para postos especializados em reciclagem.

Caso possa escolher, em geral as embalagens feitas a base de papel, plástico de milho ou mesmo plástico comum são mais “eco-friendly” que os produtos de styrofoam.

Antigamente acreditava-se que queimar os produtos de styrofoam era uma
solução. Porém, pesquisas mostram que quando queimado, o polystyrene solta
um gás chamado styrene e afeta o sistema nervoso.

Como nem todas as empresas de reciclagem aceitam o produto, estima-se
que somente de 10 a 12% do produto é reciclado anualmente. Para encontrar alguns links com mais informações sobre o assunto, bem como postos especializados em reciclagem da embalagem, visite o nosso site: www.gazetanews.com.