Plano de imigração de Obama é bloqueado

Por Gazeta News

9069149406_82ec507d6f_o
[caption id="attachment_119052" align="alignleft" width="300"] A oposição defendia que o presidente está mudando as leis de imigração e desafiando o Congresso. Foto: Flickr.[/caption]

Um empate na Suprema Corte americana bloqueou as ordens exexutivas de imigração do presidente Barack Obama. O plano era a esperança de mais de quatro milhões de indocumentados que vivem nos estados Unidos e poderiam ficar protegidos da deportação.

Quatro juízes votaram a favor das ordens executivas e quatro foram contrários. O empate passou a ser cogitado desde a morte do juiz Antonin Scalia, em fevereiro, já que questões políticas têm impedido a nomeação de um nono juiz.

Ordens Executivas

As ordens executivas visavam proteger e dar permissão de trabalho a aproximadamente quatro milhões de imigrantes indocumentados, incluindo jovens trazidos pelos pais ilegalmente e os pais de cidadãos e residentes permanentes.

O plano estava prestes a entrar em vigor, no primeiro semestre de 2015, quando o Texas e mais 25 estados republicanos - incluindo a Flórida - processaram o Governo Obama e ganharam em duas cortes. A questão foi levada à Suprema Corte.

Os advogados de Obama argumentam que o presidente tem o poder de decidir como a lei de imigração deve ser aplicada. A oposição defendia que o presidente está mudando as leis de imigração e desafiando o Congresso.

O empate significa uma derrota à atual administração, uma vez que passa a ser mantida a decisão da corte inferior.