A AT&T Mobility, a maior empresa de telefones celulares do País, concordou em ressarcir milhares de clientes na Flórida, onde foram cobrados serviços prestados por terceiros, tais como ringtones (toques de celular) e mensagens de texto. O problema é que tais serviços foram anunciados pela empresa como gratuitos.
O acordo anunciado na sexta-feira(29) entre o Procurador do estado, Bill McCollum e a At&T Mobility, poderá resultar em devoluções de mais de $10 milhões, dependendo de quantos consumidores reclamem o ressarcimento.
McCollum disse que os principais res-ponsáveis são empresas terceirizadas que anunciam ringtones e outros serviços na internet, freqüentemente prometendo que o serviço será gratuito. Quando os consumidores – principalmente adolescentes – assinam o serviço, eles, ou seus pais são surpreendidos pela cobrança dos serviços.
- Eles baixam os arquivos na internet pensando que o serviço é gratuito, e quando chega a cobrança, nem sempre está claro a que se refere. Essa propaganda está errada, é enganosa e está em toda a internet – diz McCollum.
A AT&T concordou em fiscalizar os acordos entre terceiros e seus fornecedores, e tornar claro a que se referem as cobranças. “Terá que dizer ringtones e dar ao consumidor a oportunidade de cancelar a operação, se quiser”, disse McCollum.
Ele disse ainda que seu escritório está em processo de investigar outras empresas de telefones celulares para determinar em que medida elas estão permitindo a cobrança fraudulenta por parte de empresas terceiras, e fará pressão para que sejam estabelecidos acordos de ressarcimento com todos os principais provedores.
A direção da AT&T também observou, em nota oficial, que o problema está espa-lhado por toda a indústria, e frisou que não efetuou a venda de ringtones ou de outro tipo de conteúdo para telefones, mas que simplesmente fez a cobrança a seus clientes de serviços prestados a eles por empresas terceirizadas.
No acordo, foram incluídas cláusulas de salvaguarda, que obrigam as empresas terceirizadas a esclarecerem ao cliente a que se referem as cobranças. Além disso, o cliente terá que “manifestar-se de forma afirmativa” , através do envio de mensagens de texto.

