Empresário recebe ameaças por ajudar imigrantes nos EUA

Por Gazeta News

fabrica-iogurte-chobani

Hamdi Ulukaya, um imigrante turco de ascendência curda e fundador da Chobani – uma fábrica de iorgurtes, com uma unidade no interior de Nova York e outra em Twin Falls, no estado de Idaho, vem recebendo ameaças pela internet, incluindo apelos por um boicote aos produtos da companhia. O motivo seria o fato de o empresário empregar cerca de duas mil pessoas na fabricação de iogurte grego, dentre elas, pelo menos 300 imigrantes.

Ulukaya e a empresa foram vítimas de xingamentos racistas no Twitter e no Facebook. Sites extremistas publicaram falsas reportagens sobre o empresário e até o prefeito de Twin Falls chegou a receber ameaças de morte, em parte como resultado de seu apoio à Chobani.

Além de empregar parte de imigrantes, Ulukaya criou uma fundação para ajudá-los e viajou à ilha de Lesbos, na Grécia, a fim de testemunhar a crise em primeira mão—, e ele e sua empresa começaram a sofrer ataques racistas na mídia social e se tornaram tema de artigos conspiratórios em sites como o Breitbart News.

“O que está acontecendo com a Chobani é mais um foco de conflagração nessa batalha entre as vozes da xenofobia e as vozes que advogam uma política racional de imigração”, disse Cecillia Wang, diretora do Projeto de Direitos dos Imigrantes na União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU).

O trabalho da Chobani com refugiados passou no geral despercebido até janeiro, quando Ulukaya fez uma palestra no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça. Sua mensagem – a de que grandes empresas precisavam fazer mais para ajudar os refugiados —se destacou em meio à retórica elevada do evento. E Ulukaya não parece disposto a recuar. No mês passado, ele participou de uma mesa redonda com o presidente Barack Obama e líderes empresariais sobre como as empresas poderiam ajudar os refugiados.

Pouco depois do discurso de Ulukaya em Davos, o site de extrema direita WND publicou uma reportagem cujo título original era “magnata do iogurte norte-americano promete afogar os EUA em muçulmanos”. Depois, o Breitbart News, site noticioso conservador cujo presidente do conselho, Stephen Bannon, está comandando a campanha de Trump, começou a publicar uma série de artigos enganosos sobre a Chobani.