Energia: economizar é possível

Por Gazeta Admininstrator

Em reportagem recente publicada na Folha de São Paulo, segundo um estudo da Universidade de Cambridge, situada no Reino Unido, a energia consumida em todo o mundo poderia ser economizada em 73%.

A economia seria possível pela adoção de medidas simples e o uso de tecnologias existentes. O estudo analisou prédios, veículos e indústrias, aplicando uma política de como aproveitá-los melhor.

Para que a economia fosse maior, seria necessário alterações em casas e edifícios, instalação de vidros triplos para melhorar o isolamento térmico, utilização de tampas de panelas ao cozinhar e redução da temperatura de máquinas de lavar roupa e louça, entre outras mudanças.

Enquanto as tecnologias mais avançadas não estão disponíveis para o bolso das pessoas, leia a seguir uma lista de orientações que podem ajudar na economia de energia dentro de casa, elaborada pela Universidade Federal de São Carlos:

☼ Utilize cores claras nas paredes internas e no teto pois maximiza a luz existente no ambiente.

☼ A iluminação deve ser feita de acordo com o tamanho e finalidade do ambiente. Assim, uma sala de televisão não precisa de lâmpadas fortes e em grande quantidade, ao contrário de uma sala de estudos, por exemplo.

☼ A iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, por isso deixe as cortinas abertas durante o dia. Se a casa estiver em fase de construção, tente deixar as janelas posicionadas nos lados que recebem mais sol.

☼ Usar lâmpadas fluorescentes ou de LED.

☼ No verão, use a menor potência possível do chuveiro.

☼ Pense na instalação de sistemas de
aquecimento de água por energia solar. Eles já estão mais acessíveis e necessitam de pouca manutenção. Essa ação é ainda mais fácil em casas em construção.

☼ Em geladeiras sem o sistema frost-free, o degelo deve ser feito periodicamente, pois melhora a eficiência do aparelho.

☼ Evite colocar alimentos que ainda estejam quentes no refrigerador.

☼ Não deixe aparelhos eletrônicos ligados na tomada quando não estão em uso. Eles continuam gastando energia. O mesmo vale para transformadores.

         ☼ Deixe acumular roupas limpas para passar e faça isso uma única vez. Assim, o calor do ferro de passar é melhor utilizado. Além disso, pendurar as roupas no varal de maneira correta e alisar antes de passar podem economizar tempo e energia na hora de passar roupa.