Então é Natal

Por Natalia Mota

Natal2

“Então, é Natal, e o que você fez?”. Eu sei, eu sei, parece clichê, mas essa célebre frase, parte de uma famosa música, se analisada cuidadosamente, tem um significado tão profundo que poucos percebem.

Sim, é Natal, vários significados distintos, intrínsecos em uma mesma palavra, em uma data, um acontecimento. Se você fizer essa pergunta para uma criança de 5 anos, provavelmente ela irá te responder que se comportou e que merece ganhar o presente do Papai Noel. Se perguntar para um adolescente, lá com seus 15 anos, talvez seja: estudei e até que enfim estou de férias da escola. Para donos e trabalhadores de comércio: trabalhei muito, época de ganhar um extra. Para os saudosos: fiquei muito tempo longe, época de encontrar e reunir a família. Para outros que estão muito longe da família: nem sabem o que fizeram, é época de reencontrar-se em uma nova família. E, para aqueles que infelizmente perderam seus entes queridos: lutaram muito, e é época de lembrá-los e revivê-los em seus corações.

Enfim, para cada pessoa há uma resposta, mas o que não pode esquecer é o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo, época de fé. Então, meus queridos amigos que seguem minha coluna e leem tão carinhosamente o que eu escrevo, minha dica para vocês nesse Natal é que não deixem passar nenhum sentimento despercebido, não deixem para depois nenhuma demonstração de afeto e de carinho. Não neguem o que é mútuo, em geral a esperança, felicidade, alegria, o amor.

Minha dica é que, se você não tem certeza do que responder sobre “o que você fez?”, pratique o bem, a caridade, o amor ao próximo, se possível para um estranho. Abrace e beije mãe, pai, irmãos, filhos, avós, netos, sobrinhos, afilhados, amigos, amores, namorados, maridos, esposas, animais. Abrace a si mesmo. Diga o quanto você os ama e o quanto é feliz com eles, agradeça por todas as bênçãos alcançadas e por toda felicidade à sua volta.

Minha dica para você é que se não fez nada do que se orgulha, ainda dá tempo; não esqueça o quanto a vida é frágil e tudo pode acabar em segundos. Por isso, perdoe, peça desculpa, faça as pazes, ligue para aquela pessoa que você adora e faz tempo que não conversa, ame e respeite o próximo e ensine as crianças a fazerem o mesmo, sempre! Pois só assim o mundo será melhor. E, ao pedir algo para o Papai Noel, peça a paz mundial, pois realmente estamos precisando dela.

Um ótimo e Feliz Natal para todos!

Obrigada por todo carinho de vocês!