Afinal de contas, que horas eu posso comer?

Por Por Dra. Ivani Manzo

Dê energia ao seu corpo quando for iniciar o dia, coma com prazer

Você já percebeu que tem muita gente falando sobre o melhor horário para comer isso ou aquilo? Algumas coisas são bizarras, outras têm algum sentido. Mais uma vez temos que usar o nosso bom senso e claro fazer algumas pesquisas para poder entender o que significa comer em horas diferentes. Venho afirmando e reafirmando que nosso corpo não funciona como a matemática.

Por exemplo, se você empilhar 3 tijolos de 10 centímetros terá um murinho de 30 centímetros, com certeza. Mas, se você ingerir todos os aminoácidos que compõem uma proteína, nada poderá te dar a certeza que essa proteína será construída. Então essa história de comer A, para produzir B não oferece nenhuma certeza. Existe, sim, possibilidade de que isso aconteça.

Nosso corpo tem uma forma muito diferente de controle e está tudo muito interligado. Uma coisa interfere na outra e isso está cada vez mais claro para os cientistas; os cientistas honestos, claro.

Nós somos seres diurnos, o que quer dizer que a maioria de nós terá sono quando for noite (escuro) e não terá sono de dia (claro).

Quem percebe isso são nossos olhos, e por meio deles nosso Sistema Nervoso é comunicado. Assim, tudo começa. Quando recebemos informações de luz nosso corpo se comporta de uma forma, quando essa luz não existe nosso corpo se comporta de outra forma.

Uma das coisas que acontece é a liberação de hormônios durante o dia para que nosso metabolismo seja mais ativo, e assim tenhamos mais disponibilidade de energia, justamente quando mais precisamos. Parece lógico, não? Então, comer muito quando não precisamos de energia irá alterar o ritmo natural no nosso corpo.

A nossa sensação de fome também está ligada a esse ritmo biológico natural. Então se você tem uma alimentação rica em gordura, por exemplo, terá saciedade por mais tempo e vai alterar o ritmo do seu corpo. Outra coisa que altera muito o nosso equilíbrio é o hábito de ficar beliscando o tempo todo.

Claro que se você fizer isso algumas vezes nada vai acontecer porque é preciso manter esses hábitos errados por algum tempo para que as alterações se instalem. Da mesma forma é preciso manter hábitos saudáveis para que a saúde se instale. E se você se lembra, no início do texto eu falei que está tudo interligado.

Assim, os resultados de hábitos errados podem não ser os mesmo para todas as pessoas. Algumas engordam muito, outras têm depressão, outras ainda problemas estomacais, enxaqueca e muitas outras coisas podem acontecer quando não damos atenção ao que nosso corpo pede e precisa.

Essa história de ficar em jejum, comer carboidrato apenas depois das 3 horas da tarde, cortar carboidrato e comer apenas proteínas e gordura, não comer frutas com toda certeza está totalmente errada. Quer saber o que fazer? Dê energia ao seu corpo quando for iniciar o dia; coma com prazer alimentos mais naturais possíveis. Coma devagar, saboreando e apenas até ficar satisfeita e não com a sensação que não cabe nem mais uma gota de água.