Dinheiro não traz felicidade, mas fazer exercícios traz

Por Por Dra. Ivani Manzo

Qualquer pessoa pode fazer exercícios sem a necessidade de ter dinheiro.

Parece mentira, ou mais uma notícia desvirtuada, mas desta vez não é não. Os benefícios trazidos pelos exercícios não param de aumentar. Agora sabemos também que mesmo sem dinheiro quem faz exercícios é mais feliz que as pessoas sedentárias. Pois é, a frase "dinheiro não traz felicidade" pode ser completada; "Dinheiro não traz felicidade, mas fazer exercícios traz".

Uma revista muito conceituada, The Lancet, publicou o seguinte estudo: ASSOCIATION BETWEEN PHYSICAL EXERCISE AND MENTAL HEALTH IN 1.2 MILLION INDIVIDUASL IN USA BETWEEN 2011 AND 2015: A CROSS-SECTIONAL STUDY. Nessa pesquisa que estudou mais de 1.2 milhão de pessoas nos Estados Unidos, os cientistas fizeram algumas perguntinhas. Uma delas foi: Quantas vezes você se sentiu mal mentalmente nos últimos 30 dias, por exemplo, devido ao estresse, à depressão ou problemas emocionais? Outras duas perguntas foram sobre quanto ganhavam e quanto de exercício faziam.

Os resultados mostraram que aqueles que não se exercitavam se sentiram mal cerca de 35 dias ao ano; e aqueles que se exercitavam, a média era de 18 dias. Isso significa quase o dobro dos dias. Ou se você quiser outra forma de comparação, as pessoas que não fazem exercícios praticamente passam mais de um mês por ano se sentindo depressivos, tristes ou mal de alguma forma.

Os pesquisadores também observaram que aqueles que fazem exercícios se sentem tão bem quanto aqueles que não praticam exercícios, e que ganham 25 mil dólares a mais que a média, por ano. Ou seja, a felicidade que o dinheiro traz é bem mais cara do que pensávamos.

Por outro lado, qualquer pessoa pode fazer exercícios sem a necessidade de ter dinheiro. Basta ter um par de tênis e vontade (que não custa dinheiro). Aqui na Flórida e em todos os estados dos Estados Unidos temos uma enorme quantidade de parques; mas aqui não temos o rigor do inverno, o que nos permite estar ao ar livre durante todo o ano.

Não é maravilhoso saber que moramos em um lugar que nos permite fazer exercícios durante todo o ano, e que isso pode significar melhoria na nossa qualidade de vida?

Você já imaginou que está nas suas mãos transformar a sua vida, apenas iniciando a prática de exercícios físicos?

Funciona assim: se você decidir hoje fazer exercícios regulares, você será mais feliz; irá diminuir o risco de desenvolver câncer e de infarto do miocárdio; também melhora a qualidade do sono, diminui a possibilidade de desenvolver depressão, emagrece, evita desenvolver diabetes, e síndrome metabólica, pressão alta, diminui as chances de desenvolver osteoporose, provavelmente não terá demência senil ou doença de Alzheimer, e com certeza irá economizar muito com remédios e seguro de saúde.

Sem contar o quanto é horrível ficar hospitalizado ou ficar em tratamento por muito tempo.

Depois de todas essas informações me parece impossível alguém não arrumar tempo para fazer exercícios. E se você está pensando que não tem tempo, vou aqui citar uma frase do Dr. Cooper: "Aquele que não tem tempo para fazer exercícios, terá que arrumar tempo para ficar doente".