VOCÊ TEM FOME OU VONTADE DE COMER?

Por Por Dra. Ivani Manzo

Fome passa quando se come e vontade de comer não passa depois de comer.

Essa é uma das perguntas que costumo fazer para meus clientes, principalmente no início da reeducação alimentar e a maioria das pessoas não sabe a diferença. Fome é uma sensação fisiológica, como o frio, o calor, a sede. Essa sensação aparece quando o corpo precisa de nutrientes, quando é necessário repor o que está acabando. Esses nutrientes são os carboidratos, as proteínas, as gorduras, as vitaminas e sais minerais e a água. Na falta desses nutrientes sentiremos fome. Existe sim um mecanismo de "termos vontade específica" de um determinado nutriente quando ele está em falta. Um dos exemplos que melhor ilustra é o que ocorre quando uma criança está abrigando vermes no seu intestino. A maioria dos vermes leva à uma diminuição grave de ferro, o que leva a criança a comer terra, raspar tijolos e comer o pó. Isso é mais comum do que se pode imaginar em algumas regiões. Mas, voltando aos nutrientes, nosso corpo é provido de mecanismos que nos avisa quando precisamos comer.

É interessante também que mesmo que a fome continue não estamos perto da morte. Quando sentimos fome e não comemos o nosso corpo consegue sobreviver por muito tempo, se não faltar água. As proteínas começam a ser consumidas para a manutenção da vida juntamente com as gorduras e não primeiro a gordura e depois as proteínas como muita gente pensa. As proteínas que primeiramente serão consumidas são as proteínas musculares. Ocorre uma grande perda de peso.

Isso é fome, mas o que é vontade de comer? A primeira dica que eu dou é que fome passa quando se come e vontade de comer não passa depois de comer. Vontade de comer é uma maneira que muitas pessoas tem de se agradar, de se premiar. 90% dos meus clientes têm essa vontade de comer no final do expediente de trabalho, no final do dia, quando chega em casa. Depois de ter passado um dia no qual se esforçou mais do que seria saudável, exauriu o corpo de forma a prejudica-lo, o cérebro pede um carinho. E qual é a forma que a maioria das pessoas sabe que terá prazer? Comendo, claro. E essa vontade de comer não é vontade de comer qualquer coisa. Sim, porque quando estamos com fome queremos comer e ponto, serve qualquer coisa. Quando temos vontade de comer, queremos algo que traga prazer e não importa se é ou não nutritivo. Essa é a maior causa de obesidade, as pessoas comem para serem felizes e não para se nutrir e serem felizes.

Se você se identificou com essa tal vontade de comer, acredito que seja muito importante, mudar seus hábitos, tentar identificar a causa da necessidade de se agradar e de se premiar com alimentos. Outra pergunta que faço aos meus clientes para confirmar a minha suspeita é se essa vontade de comer irresistível acontece também quando estão de férias ou nos finais de semana. E atenção, não estou falando de comer mais nos fins de semana e nas férias, estou falando de ter vontade de comer todos os dias no mesmo horário.