Uma andorinha só não faz verão... e um governante não muda a mente de uma nação

Por Por Dra. Ivani Manzo

Saude e bem estar

Vamos continuar a falar da Covid-19 sim e quando essa doença acabar - porque ela vai acabar apenas não sabemos quando-, vamos falar mais e mais sobre o que cada um de nós pode fazer para melhorar este planeta.

Não estou aqui defendendo nenhuma crença, religião ou religiosidade. Estou aqui como Fisiologista, defendendo a realidade. Infelizmente a realidade precisa ser filtrada diante de tantas "Fake News". Hoje mesmo recebi um "textão", muito bem escrito à princípio, assinado supostamente por um médico de um hospital muito conhecido. Aí começa a coisa toda. Não tenho como saber se ele é mesmo médico desse hospital e por aí vai.

Nesse "textão" muita coisa correta estava escrita. Ele (o suposto médico) estava convencendo mesmo. Até que de repente começou a falar besteiras nutricionais; coisas tão absurdas como a vitamina X é importante contra o vírus bovino. Depois de tantas palavras aparentemente coerentes fica difícil perceber que falar em vírus bovino é o mesmo que não dizer nada com nada. Veja: que vírus é esse? Esse vírus pode hospedar humanos? Qual o nome do vírus para eu poder verificar? Claro que depois de tantas informações corretas fica fácil convencer os leigos de besteiras. Por isso que eu digo que é preciso filtrar, e com um bom filtro, as notícias que estão sendo propagadas.

Então vamos ao real? Fisiologicamente falando o que mais pode ajudar para que uma epidemia, ou pandemia, seja controlada é o isolamento das pessoas contaminadas doentes ou não. E é neste ponto que esta doença se diferencia. Existem muitas, mas muitas pessoas mesmo que não sabem que têm o vírus no seu corpo, nas suas secreções e, quando estão em contato com outras pessoas podem transmitir o vírus. O fato de termos muitas pessoas assintomáticas faz com que a contaminação seja maior. Isso acontece porque aqueles que têm os sintomas, por sentirem mal e/ou por terem mais consciência, não saem de casa. Isso mesmo, ficando em casa essas pessoas não terão contato com mais pessoas e não transmitem nada, nenhuma doença. Mas, como eu disse pelo fato de muitas pessoas - e principalmente jovens - não sentirem nada, essas pessoas saem de casa e transmitem muito mais porque não tomam cuidado nenhum.

Por isso que, lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz no caso de tosse e espirros, e manter uma distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas, em locais públicos, mesmo sem ter sintomas, é mandatório. Se todas as pessoas ficarem em casa, neste caso é o mesmo que isolar as pessoas contaminadas e assim conter a pandemia.

Ao final desse período, porque insisto que terá um fim, teremos aprendido que higiene, respeito, amor e compaixão são mais importantes que qualquer interesse econômico ou político. O meu desejo é que esses sentimentos permaneçam e possam fazer com que o mundo se torne um local melhor para vivermos.