Bruna Boner Léo Silva e Cristina Boner falam sobre empreendedorismo pós pandemia

Por Gazeta Brazilian News

Group of businesswomen celebrating success at work.

Quais os caminhos e alternativas para o desenvolvimento empresarial, econômico brasileiro ?

Bruna Boner Léo Silva: É fácil constatar os problemas e desafios que temos pelo momento, como elevado nível de desemprego, diminuição da capacidade e competitividade produtiva de nossa economia e um quando fiscal publico que afeta o investimento público. O que se deve debater é a intensidade desse quadro e quais mediadas efetivas podem ser adotadas para reversão dele.

Bruna Boner Léo Silva: Em primeiro lugar, devemos observar que estamos diante de novos horizontes, mais complexos e desafiadores que exigem uma mudança estrutural, porém com igualdade.

Bruna Boner Léo Silva: Nessa linha, vale destacar que no processo de desenvolvimento econômico, os investimentos na formação de capital Humano assumem grande importância. É preciso expandir a profissionalização. O Brasil tem uma característica nata para o empreendedorismo, mas precisa ter profissionalismo e disciplina. Então, é fundamental ter novos investimento em educação, formação de mão de obra qualificada. Por fim, é preciso articular os diversos atores como governos, empresas e corporações pequenas , médias e grandes, movimentos locais e sociais de diversos setores com foco em interesse público.

Qual a importância e papel do jovem empreendedor para o futuro do Brasil ?

Bruna Boner Léo Silva: O jovem empreendedor possui um papel essencial na evolução econômica da sociedade.
Com a mente fresca e criado em outra geração, o jovem e capaz de acrescentar muitas ideias inovadoras que empreendedores mais velhos talvez não levassem em consideração.
O empreendedorismo exerce uma função social da criação de novos postos de trabalho importantíssima. Sem ela seria praticamente inviável proporcionar novas oportunidades em diferentes áreas de trabalho.

Que políticas públicas podem ser implementadas para que o ecossistema do mercado de trabalho brasileiro possa crescer nos próximos 10 anos ?

Bruna Boner Léo Silva: Acho que um foco importante é a diminuição da pobreza e miséria de forma que as pessoas possam ter mais oportunidade de se desenvolverem e conquistar dignidade

Cristina Boner: Outro ponto importante é salvar o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis.

Bruna Boner Léo Silva: Também gostaria de destacar a importância de mobilizar os meios necessários para implementar um politica pública de segurança tanto física quanto jurídica

Quais as maiores dificuldades e desafios que empreendedores, executivos e figuras públicas enfrentam no dia/dia ?

Bruna Boner Léo Silva: As 5 maiores dificuldades que empreendedores, executivos e figuraras publicas enfrentam no dia a dia é:

Geração de receita
Tempo
Liderança
Crescimento/estratégia
Marketing
Bruna Boner Léo Silva: Existem outras também, mas essas cinco são as principais e mais comuns entre elas.

O que seria o conceito de sustentabilidade ambiental e qual sua importância para o ambiente de negócios no Brasil e no mundo ?

Bruna Boner Léo Silva: O conceito de sustentabilidade social foi elaborado por seus teóricos considerando a segmentação dos assuntos em 8 temas, a saber:

Social;
Cultural;
Ecológica;
Ambiental;
Energia
Econômica;
Territorial;
Política nacional;
Política internacional.
Cristina Boner: IO conceito de sustentabilidade ambiental, o quarto relacionado acima se refere a capacidade de sustentação dos ecossistemas – que é a capacidade de absorção e recomposição. Além de sua importância ambiental, a sustentabilidade é importante para o ambiente de negócios no Brasil e no mundo pois ela ajuda empresas a se posicionarem positivamente ao ver do consumidor. Ela também permite que o negocio possa se sustentar e sobreviver de maneira sustentável.

Bruna Boner: É preciso pois que haja uma saudável relação entra o crescimento econômico, conservação ambiental versus à preocupação social. Temos de caminhar em direção a sensibilização da sociedade em relação ao uso e consumo irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados por nossas ações
Em resumo, é preciso haver um equilíbrio e interdependência entre economia, meio ambiente e sociedade.

Quais temas de desenvolvimento sustentável, sociais e ambientais não podemos ignorar a partir de 2021 ?

Bruna Boner: Os temas de desenvolvimento sustentável sociais e ambientais que não podemos ignorar a partir de 2021:

Como o mundo irá recomeçar depois da pandemia
Os maiores estímulos econômicos da historia
A ação climática no Estados Unidos sob a administração de Biden
Quais serão as prioridades da China em 2021
Transporte Coletivo
Ação climática internacional e a rota para Glasgow
Natureza
Preservação da Amazonia
Bruna Boner: De uma forma geral , a sustentabilidade tem como base 3 elementos: meio ambiente, impacto social e economia. Como as empresas e sociedade podem contribuir para tornar o ambiente de negócios mais sustentável?

Para tornar o ambiente de negócios mais sustentável é importante seguir 7 passos:

Criar processos com transparência
Evitar os uso de papel e optar por documentar contratos e etc. eletronicamente
Verificar a infraestrutura da empresa
Gerenciar os resíduos
Procurar fazer parceria com parceiros sustentáveis
Treinar a equipe para conhecimento em relação a praticas sustentáveis
Envolver a equipe e fazer com que elas se sintam parte atuante na implementação

A sustentabilidade social ganhou destaque nos últimos anos. Quais ações praticas podem ser empreendidas para melhorar a qualidade de vida da sociedade?

Bruna Boner: De uma maneira geral a sustentabilidade social implica em promover o crescimento com um propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade. É preciso criar um modelo de negócios que visa a obtenção do lucro mas está de olho e com foco em se preocupar também com o seu impacto na sociedade em que está inserida.

Cristina Boner: Quando esta forma de pensar se converte em ações sociais, e as mesmas são adotadas efetivamente em prática, percebemos a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população. Basta olhar que em quando há investimentos em melhoria da educação, os resultados da diminuição da violência se mostram efetivos assim como há um ganho no ambiente de negócios pela elevação da capacitação da mão de obra. Ou seja os elos, mesmo que aparentemente distantes, estão sempre unidos.

Bruna Boner: Outro aspecto que tem chamado a atenção da sociedade atual é a constatação de que cada vez mais, crianças e adolescentes estão se tornando sedentários e obesos. Os custos decorrentes dos problemas de saúde em razão da falta de exercício físico estão aumentando, e novas doenças estão surgindo. Por isso, investir em ações que estimulem e aumentem o acesso ao esporte e o utilize como uma ferramenta de inclusão social também diz respeito à sustentabilidade social

Cristina Boner: Também devemos falar sobre o incentivo à reciclagem e à limpeza das ruas. A produção do lixo e seu tratamento é um problema que atinge diretamente a população mundial. Coisas simples como a coleta seletiva do lixo devem ser estimuladas e inclusas na formação e educação de crianças e jovens para construir uma sociedade futura mais antenada e conectada.

Bruna Boner Léo Silva: Falando particularmente sobre um problema brasileiro e relacionado diretamente ao tema em referência, a sustentabilidade social também tem a ver com aprender sobre como administrar o dinheiro, ou seja, educação financeira. É preciso ensinar as pessoas a cuidar para não criar dívidas, saber gastar o não mais do que se ganha e, ainda, saber investir. Esses são aspectos importantes para a sociedade brasileira e que precisam estar na educação das crianças e jovens.

Veja mais:

Bruna Boner Léo Silva no Escavador
Bruna Boner no Twitter
Fundada por Bruna Boner, Grapeway traz evolução da cloud computing para inteligência de processos
Facebook Cristina Boner
Posts Facebook
Cristina Boner dá dicas de carreiras para mulheres
Entrevista sobre tecnologias em 2021