Óleo Militec 1 trabalha bem? O dossiê secreto

Por Gazeta Brazilian News

Óleo Militec 1 trabalha bem? O dossiê secreto

Por que um jornalista bully persegue a Militec constantemente com matérias negativas e subjetivas contra a marca?

Dando sequência ao programa “ Pascoal investiga”, hoje ele está com os responsáveis técnicos da Militec (o que é Militec), que embora já tenham divulgado vários estudos comprovando a eficiência do Militec, resolveram iniciar o desenvolvimento de uma pesquisa técnica junto e em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ou seja, esta entrevista vai ser um verdadeiro doutorado.

Relacionado: Militec é bom? Testes, polêmicas e perseguição

O Rubens, gerente comercial da Militec Brasil, nos informa quem de uma forma geral existem diversos estudos de outras Universidades e Instituições, além de uma enorme gama de laboratórios nos quais já foram submetidos diversos testes que validaram cientificamente para que serve e a eficiência do Militec.

O que aconteceu agora nos últimos dois anos é que a Militec resolveu buscar mais comprovações científicas e mais consistentes.

Por isto, a Militec, procurou no Brasil aquele que seria o mais indicado parceiro para se associar : A Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Isto porque, eles possuem um departamento de engenharia mecânica, e dentro deste departamento tem um sub departamento de tribologia que é a ciência que estuda o atrito. Adicionalmente, vale observar que eles fazem pesquisa para uma boa parte das grandes montadoras no Brasil.

Importante destacar, que a Militec nesta parceria, está patrocinando um “bolsa” de doutorado de 4 anos que iniciou há um ano atrás. Espera-se com isto, que ao termino da bolsa, seja obtido muita evidencia cientifica sobre este assunto, dos benefícios do Militec.

Universidade Federal do Paraná

Na Universidade Federal do Paraná, além de dezenas de ferramentas aferir à medição dos atritos e redução do desgaste, vale destacar que há também uma máquina Tinkem de bancada chamada de tribômetro, porque ela faz o teste que mede o atrito entre metais e cujos resultados são impressionantes!

O Professor Tiago Cousseau, da Universidade nos levou para dentro do laboratório de superfícies e contato da instituição e mostrou onde se faz as avaliações tribológicas.

O que seria uma avaliação tribológica?

A avaliação das condições tribológicas na interface peça/ferramenta é geralmente determinada experimentalmente durante o processo de conformação ou em ensaios com o uso de amostras de pequena escala de várias formas.

É a utilização de diferentes componentes mecânicos que medem à eficiência energética do atrito e também a sua durabilidade, desgaste. Nesse laboratório há máquinas que permitem simular perfeitamente o funcionamento de, por exemplo, caixas de transmissão de veículos automotivos, mancais de rolamento, mancais de deslizamento, a situação do contato entre o anel do pistão e o cilindro e várias técnicas de pós-processamento também.

Ela vem ser responsável pelo desenvolvimento de várias pesquisas em parceria com Militec para avaliar como atuam os condicionadores de metais, e como eles atuam e como eles se desenvolvem.

Ela explica que a popularidade do teste pode ser atribuída à sua conveniência prática, considerando o fato de que atrito pode ser avaliado somente a partir da reformação, em detrimento de outras técnicas que envolvem medidas de forças ou mudanças dimensionais da amostra.

Teste com Militec 1

O primeiro teste envolveu uma máquina de tecnologia alemã que foi desenvolvida aqui no brasil na UTFPR para estudantes a muito anos atrás. Ela faz o contato entre duas engrenagens, consegue testar diferentes configurações e tamanhos de engrenagem, usando diferentes materiais, e também dá para testar diferentes óleos aditivos, aditivos, lubrificantes porque isso vai em uma tampa que é fechada.

Mais: Militec Brasil - A verdade finalmente revelada

A gente então coloca o óleo que está sendo estudado e programa a temperatura no painel exatamente no qual você quer rodar o ensaio. E essa máquina é bem robusta e dá para fazer ensaios dias, semanas inteiras corridas. E nela que vamos testar o Militec 1, colocando e programando no painel a temperatura do óleo no qual deseja rodar o ensaio e simular a temperatura de trabalho. Militec foi testado e reprovado? Relativamente a carga de pressão para maior assertividade do teste, eles colocam na máquina a carga do ensaio para estabelecer uma pressão de contato entre um dente e o outro, conseguindo simular o torque do motor em cima do câmbio, em cima de uma engrenagem.

Militec danifica o motor?

Então, dentro do laboratório, usando esta maquina, se pode como mencionado avaliar os diferentes materiais, as engrenagens, diferentes configurações, estudar o que faz a temperatura.

É possível também simular e analisar posteriormente ao teste os resultados retirando às engrenagens que fez. Para evidencias, eles fazem a micrografia, tiram fotos, e fazem um relatório analítico do desgaste que tiveram os dentes, do quanto foi a perda de material, de como foi a degradação do óleo ou do lubrificante que foi colocado, do que foi contaminado com o material comprando o Militec 1 com outros óleos.

Continuando a o “tour” pelo laboratório, fomos olhar as outras máquinas que eles têm e nos deparamos com outro equipamento, que permite ensaiar mancais de rolamento, ou de deslizamento. Eles mostram com se faz a montagem que tem três tampas e que passa um nicho que vai acoplado no motor. A marca Militec já provou inclusive que Militec não contém cloro corrosivo.

Condicionador de metais como Militec é bom para o funcionamento do motor do carro?

Você deve estar se perguntando para que serve esta maquina? Então, esse equipamento, é pra medir a energia que o motor precisa fazer para girar os rolamentos e também para analisar diferentes tipos de lubrificantes, de graxas assim como diferentes tipos de mancais como a Dra Oriana explicou.

 

Mas a melhor parte desta entrevista / teste do “Pascoal investiga” é agora. Lá atrás falamos e mostramos o equipamento Tinkem, sem contudo mencionar que há certa polemica sobre ela ou não eficaz nas suas medições de resultado. Pois bem, esse equipamento que a Dra Oriana vai mostrar e fazer uma demonstração de verdade agora é uma evolução daquela máquina Tinkem, que alguns falam que não funciona.

Veja também: Militec funciona? Corrosivo? Tem cloro? Por que querem destruir a Militec?

Este equipamento se chama tribômetro, um instrumento que mede quantidades tribológicas, como coeficiente de atrito, força de atrito e volume de desgaste, entre duas superfícies em contato. Em resumo, se chama tribômetro porque se fundamenta na tribologia, uma ciência que estuda os fenômenos do atrito e desgaste da interação entre superfícies em movimento relativo.

Que parâmetros essa máquina passa quanto a desgaste e eficiência do óleo ?

Em primeiro lugar, essa é uma máquina equipamento que permite controlar muitas variáveis a saber: A força normal, a força com que faz o contato, a frequência do movimento, quantas gotas seja em volta sem giros e espaçamentos que ele faz por tempo.

Permite realizar em tempo real ensaios com lubrificação abundante até com controle de temperatura, mistura de óleos com aditivos e etc. O mais importante é sua versatilidade que consegue medir diversas geometrias ( tipos de cilindros por exemplo).
Perguntada sobre se o teste Militec 1 foi usado e testado neste projeto e a Dra Oriana respondeu que sim e que o desgaste do motor foi reduzido em até 7 (sete) vezes a perda de material. O próximo passo será testes em diferentes temperaturas já que é uma das variáveis mais importantes.

Veja onde comprar Militec:

Connect Parts
Mercado Livre
Lojas Americanas
Magazine Luiza
High Torque
Amazon