Cristina Boner e Bruna Boner falam sobre Diferencial no Mercado

Por Gazeta Brazilian News

Cristina Boner e Bruna Boner falam sobre Diferencial no Mercado

O diferencial competitivo da sua empresa é o que vai pavimentar o posicionamento do seu nome no mercado. Dessa forma, tem-se um caminho possível para obter reconhecimento e credibilidade, contou Cristina Boner Leo Silva. Ser referência no seu mercado é a melhor maneira de atrair clientes e mantê-los ativos junto ao seu negócio.

A ideia central da busca do diferencial e justamente você poder se destacar dos seus concorrentes, buscar ter estratégias e produtos/serviços diferentes.

Uma das principais virtudes de um empreendedor é perceber as chances que o mercado oferece para abertura de um novo negócio. Muitas pessoas empreendem não apenas porque querem ser donos de seu próprio destino, mas porque enxergam as oportunidades de negócio e as transformam em uma atividade empresarial, explica Bruna Boner. Mas como identificar e aproveitar uma oportunidade de negócio? Qual é o segredo para descobrir novas chances de abrir um negócio que seja um sucesso? Onde estão as oportunidades de negócio?

Cristina Boner: Uma dica que eu vou dar para todo mundo é a seguinte: Esteja antenada com o que acontece no mundo. No mundo atual, vivenciamos mudanças constantes. A criação e geração de público vai depender da sua capacidade de criar, perseguir ou aceitar tempestades. Você pode criar uma tempestade, engajando consumidores em torno de sua ideia ou produto e perseguir tempestade, que exige leitura do tempo presente e capacidade ágil de se adaptar como no caso do COVID19. (Aproveitar e adaptar-se aos temas dinâmicos do dia à dia).

Cristina Boner: Vamos citar um exemplo: Estive conversando há algum tempo atrás com o secretário da fazenda do DF e ele comentou que por conta da pandemia abriram nos últimos dois meses, algo em torno de 400 empresas para vender máscara e produtos de hospitais. E o que aconteceu? Esgotou, e não tem nada demais. Trata-se de uma oportunidade de mercado que foi perseguida. E aí vai uma segunda dica: Se você vai para o mercado, e tem um produto topo de linha que faz a diferença, não cair na vala comum

Cristina Boner: A máscara pode ter um diferencial, uma garantia de fornecimento contínuo, uma assinatura de grife, uma composição especial e design ou qualquer coisa assim. É uma ideia que eu achei maravilhosa que me trouxeram e estou eu aqui com os olhinhos brilhando, estudando as possibilidades.

Cristina Boner: Vamos ilustrar com o outro exemplo. Acontece que uma empresa fora do Brasil conseguiu desenvolver um software de controle remoto que monitora as pessoas que trabalham home office. É um software que tem a função de verificar se o funcionário está produzindo ou não em casa.

Cristina Boner: Eu achei isso extremamente oportuno, muito criativo porque realmente muitos grandes empresários já estão anunciando que mesmo após a pandemia não vão retornar ao modelo anterior de trabalho presencial e que tendência das maior parte das grandes corporações será o modelo híbrido continuando com o padrão home office. Então, basicamente teve que vir uma pandemia para a gente ter uma revolução digital. Ai agora vamos ver que se esse funcionário está trabalhando uma, duas, três, 5, ou 10 horas. Então essa ferramenta é interessante.

Cristina Boner: Agora, uma coisa importante para se deixar claro é que uma oportunidade e uma ideia são conceitos bem diferentes quando pensamos na chance de constituir novos negócios. É verdade que podem parecer a mesma coisa, mas com certeza não o são. Uma ideia de um negócio é sempre bem-vinda, claro, e os empresários que têm o empreendedorismo correndo em suas veias têm ideias de novos negócios o tempo todo.

Bruna Boner: Vender algo para alguém, produzir algum bem, ofertar um serviço determinado, enfim as ideias fertilizam a nossa cabeça, e para isso acontecer não basta ter apenas criatividade é necessário ter senso de realidade também, porque uma ideia não necessariamente vai possível sem a viabilidade econômica. Uma ideia pode ser excelente, mas completamente inviável. Se é oportuno, é porque pode dar certo mas sem planejamento não há oportunidade que frutifique.

O que a motiva a não desistir?

Cristina Boner: Bom, quando eu estava com 39 anos eu disse para mim mesma: Quando eu chegar em 40 ou se eu tiver atingido o número que eu gostaria de ter financeiramente eu vou parar.

Cristina Boner: O tempo andou, eu passei dos 40 e muito, passei do número que eu tinha em mente e muito e não parei. Então assim, eu quero parar? Sim eu quero parar, mas eu ainda não achei uma forma de parar, eu achei uma forma de me virar com as situações, e agora com muito menos. Uma coisa que eu aprendi é: nunca se afaste em momento de crise.

Cristina Boner: Em momento de crise você tem que estar junto, tem que ir lá pra dentro da obra e subir parede, botar cimento junto, porque é nessa hora que as pessoas e que as empresas precisam ter força para não quebrar. Nós já vimos muitos que estavam ao nosso lado quebrar, mas nós continuamos firmes e pé. Sabe por quê? Porque, na nossa empresa, em nossa casa, estamos cientes de que não se pode parar (como andar de bicicleta, se parar cai).

Cristina Boner: E nesse momento eu tenho que liderar, não existe para mim esse negócio de desistir. É algo natural e forte em mim, pois tenho a consciência de que tem muita gente precisando de mim. E isso me motiva, impulsiona de certa forma. Como eu disse antes, eu gosto é de fazer, realizar , pôr a mão na massa, de competir e ganhar.

Sobre Ser Visionaria, como é isso ?

Cristina Boner: Eu sou uma visionária, uma idealista, que tem ideias que podem parecer extravagantes e incomuns, mas que em verdade sou eu enxergando tendências ou conceitos que estão à frente de nosso tempo. Toda vez que eu começo uma coisa nova e quem trabalha comigo sabe disso, o pessoal fala assim: "bom, não vamos discutir não porque se ela está falando é porque ela tá enxergando além”. Ela está enxergando uma coisa que ninguém está vendo." E é verdade, isso é um dom, que nasceu e veio comigo, desde pequena. Agora, honestamente é mais difícil ensinar do que você fazer.

Cristina Boner: Então assim, eu prefiro fazer a ensinar, então eu faço, quem quiser colar comigo para ir aprendendo ótimo. E por isto vou além, e tento fazer uma empresa visionária criando um ambiente completo que cerca os empregados, bombardeando-os com um conjunto de sinais tão sólidos e fortes que fortalecem uns aos outros. É isso, não tento impor soluções, mas dar ferramentas para que todos possam criar as soluções que precisamos.

Cristina Boner: Tem também aquele ponto da cultura da organização, porque o negócio é tão novo e tão amplo que se eu não canalizar as pessoas para aquilo que realmente importa para o sucesso da empresa, o negócio que vai dar dinheiro para a empresa, eu acredito que as pessoas vão se dispersar e vão se perder e como consequência vai acabar perdendo o foco, a estratégia.

Cristina Boner: Então, todos os nossos negócios são oportunidades que surgem, são janelas que temos de correr atrás para não perder o trem.

Cristina Boner: Coisas que você achava que ia durar um século, acabaram acabando em anos. Por exemplo, acabou o CD, acabou o aparelho de fax , acabou agora o 4G já está vindo o 5G que é o início de uma revolução, ou seja, é tudo muito rápido. Ninguém mais quer saber de uma TV que não seja uma SMART TV e tenha um Netflix. O comportamento foi e está sendo muito alterado por essa aceleração com a necessidade de ação imediata.