Militec1 - A verdade apareceu!

Por Arlaine Castro

Man is opening the oil cap from a car engine.

Por que um jornalista persegue sozinho a marca Militec criando uma série de artigos e videos para difamar a marca no Google e no Youtube? Veja a verdade aqui.

Achava que sabia tudo sobre óleos e condicionadores de motor, mas descobri que há muita desinformação!

Escutamos muito e a toda hora na internet sobre o produto Militec 1 funciona ou não funciona. Nada melhor do que testar na prática para saber os reais resultados obtidos para compartilhar com todos que são usuários e interessados.

Pois bem, comprei o Militec 1 original numa revendedora autorizada. O que eu fiz ? tenho um Fox 2009 motor 1.0 e ele faz uns barulhos de tucho e minha intenção é ver se consigo melhorar isso , fora a questão do desempenho do motor e redução de consumo.

Como neste momento o foco é a questão do atrito, ligamos o carro para verificar a essa questão antes e depois de aplicar o Militec 1.

O barulhinho de tucho as vezes aumenta um pouco, e aceleramos para monitorar. Desligamos o carro, e colocamos 200 ml do Militec 1 para 4 l , afim de poder fazer a analise e comparação.

Deixamos o cair e esperamos um pouco para testar. Ao ligar, parece que não houve nenhuma diferença, mas ao passar o tempo e após algumas aceleradas ( experiência em tempo real) o barulho melhora diminuindo bastante. Este é apenas um dos relatos que colhemos, pois conforme o professor Jorge do curso técnico de manutenção automotiva que após 1 semana usando o produto Militec 1 , reportou as seguintes conclusões que ao contrario de testes de laboratório e etc., é alguém que trabalha com isso no seus dia à dia, botando a mão na massa que conhece motores, o som deles, o comportamento do veículo, enfim a opinião de quem é dessa área que tem muita vivencia dessa questão toda. Como primeira observação, notou-se principalmente na partida a frio o ruido do motor trabalhou mais suave e também na marcha lenta chega mais rápido porque ele tem aquele tempo de pré-aquecimento.

Normalmente, você liga a torração sofre e depois é que vai baixando até chegar na marcha lenta. A segunda observação foi quanto a resposta. No momento em que você pisa o motor fica um pouco mais responsivo e ele devolve mais aquela potência. A terceira observação foi quanto ao óleo que praticamente ficou com a mesma coloração, isto tendo rodado entre 300 a 400 quilômetros. O que motivou o professor a fazer essa verificação, foi porque um de seus alunos enviou a ele um link de uma reportagem negativa é que se pode dizer pelo menos que é um tema polêmico.

É aquele típico assunto que nós paramos para ficar pensando sem deixar de fazer a conexão com a área política e o capitalismo em cima dessas informações técnicas que foram lá colocadas.

Afinal, Militec1 funciona ou não?

Para quem já trabalhou com lubrificante, e frise-se ele trabalhou na formulação sabe-se que a matéria prima de todos os lubrificantes vem de uma única fonte e essa fonte é a Petrobras que vende para todos os fabricantes e cada um faz sua formulação colocando aditivos, carnaúba, óleo de mamona e outras reações que ocorrem dentro de catalizadores onde você coloca 2 ou 3 tipos de óleo diferente aquece aquilo e as moléculas vão se transformar em outras moléculas obtendo um rearranjo molecular. Então é assim, o Militec esta desde 1997 no mercado e de repente sem mais nem menos uma revista publica uma matéria dizendo que no âmbito legal tem substâncias e que Militec pode prejudicar o motor! Quanta mentira, retirou uma ação de contexto com o objetivo de difamar a Militec.

O que a motivou? quem está ganhando com isto? Ou seja, todo sabemos como é funciona o jornalismo ainda mais em tempo de pandemia, cujas informações técnicas ficam subjugadas por narrativas enviesadas que tem por finalidade atender interesses escusos. Em verdade, a ser levada a serio tal reportagem, a mesma deveria ser totalmente técnica, ao vivo e cores sem ser opinativa mostrando todos os ensaios possíveis de fazer com o condicionador de metais Militec 1 (o que é Militec 1). No mundo da química, quando falamos de condicionador de metais, subentende-se que alguma reação química aconteceu no metal, o que é meio que um tratamento superficial e por isto se faz necessário mais informações e conceitos para conseguir entender tudo isso.

Mas afinal o Militec 1 corroi o Motor?

Segundo a maior parte dos especialistas e em particular do Professor André da fórmula Racing que “abrem” motor de carros de rua, de pista não se viu ou constatou nenhum tipo de corrosão por causa de Militec, mas somente o desgaste natural do motor ou algum problema técnico que possa ter ocorrido. Vale lembrar que carro é igual estória de vida, cada um tem a sua! Algumas matérias levantaram questões relativas a corrosão porque teria cloretos ácidos.

Ocorre que tanto da parte prática quanto cientifica não há nenhuma comprovação e inclusive há laudos da Universidade Federal de Minas Gerais que produziu o estudo sobre que mostram que não procede. Por outro lado, a Militec tem suas próprias pesquisas técnicas realizadas no Brasil e disponíveis ao publico em geral, que demonstram que esse produto não tem ácido como resíduo na aplicação interna.

O Militec muda a composição do óleo? Isso atrapalha a lubrificação?

Essa questão é relativa ao produto ser um aditivo. E sendo um aditivo não muda a composição do óleo. Por outro lado, muitas outras coisas mudam a composição do óleo como por exemplo o combustível porque ele explode na câmara de deixa resíduo, depois vem o anel raspador, vem a lubrificação toda e contamina o óleo e pode gerar talvez a oxidação e você erradamente associar ao Militec. Para finalizar, o Militec usa o óleo como veículo para chegar até a peça e, portanto, não muda a composição do óleo.

Militec não tem registro na ANP?

De fato, não, até porque isto não era uma exigência porque o produto Militec 1 não é um óleo lubrificante. Atualmente, os chamados 'aditivos em frasco', como o órgão caracteriza o Militec, podem ser comercializados no Brasil sem a necessidade de registro na ANP. Agora, é de se notar que o viés político antes referido neste artigo mostra o uso deturpado da informação para atender interesses ocultos e quando você olha os boletins percebe que são coisas relacionados com o “rotulo”, como data de validade etc.

Como utilizar 3 frascos de Militec 1 no motor?

Antes de explicar, gostaria de recordar o “case” do João Galã que num motor de competição encamisava o motor a cada prova e passou 5 corridas sem abrir o motor. Somente na quinta prova ele abriu o motor para checar e constatou que o motor estava protegido. Então assim, para o usuário comum é muito bom, uma vantagem sensacional. Quanto ao resultado do uso do Milietc1 não existe mais surpresa no resultado. Lembro que fizemos o teste no Uno e cada frasco deu 2 cavalos de potência no carro de 51 cavalos trazendo também economia. Mas agora estamos focando na questão da proteção.

Isto no lembra sobre um vídeo recém-publicado que apenas nos evidencia que vivemos na era da desinformação (informação falsa, dada no propósito de confundir ou induzir a erro) feitas por pessoas que mais atrapalham que ajudam porque questionam a experiencia, os testes de diversas fontes e de muitos anos.

Vale a máxima de que o que importa no final do dia é o resultado, e isso não é propaganda e sim constatação, onde a expressão máxima deles ocorre nas pistas com preparadores e pilotos. Aproveitando o ensejo, vale mencionar dentre os diversos mercado, o de alta performance.

Vamos entender a diferença

Você tem produto que foi desenvolvido para competição, ou seja, não é necessariamente para se usar na rua e que aditivo não é condicionador. A ideia do aditivo é entrar com o produto que altera a composição inicial do óleo original e prove uma função que ele não está provendo então ele aumenta os aditivos detergentes e dispersantes que são adicionados aos óleos.

Estes aditivos mantêm as peças do motor limpas e os contaminantes dispersos no óleo, de forma que eles possam ser removidos através do sistema de filtragem, ou quando das trocas de óleo. O prazo de troca recomendado pelo fabricante, geralmente ocorre em média a cada 10 mil quilômetros ou seis meses de uso.

Não se deve esquecer de quando trocar o óleo, também trocar o filtro de óleo. Diferente é condicionador de metais que não é condicionador de óleo, mas sim da peça.

Pois, o produto entra para agir na peça usando o óleo para chegar na peça e aí vai fazer sua função que é condicionar, aumentar a resistência e evita desgastes das peças de metal.

Militec também pode ajudar na economia do combustível porque ao reduzir o atrito interno, obtém-se a redução do peso do funcionamento do motor com Militec e aquela energia que se gastava para deslocar as peças moveis agora demanda uma menor energia, esforço e essa potência do combustível sobra melhorando a potencia e reduzindo o consumo e diminuindo a poluição porque se conseguimos que o motor internamente tenha menor peso, automaticamente terá menor demanda de energia e consequentemente haverá menos aceleração e por obvio menos poluição. Por fim, vale a ressalva de levar em conta que menos poluição é também jogar o bloco do motor fora.

Hoje na indústria temos pesquisa e lubrificante que vai em uma direção e em outra direção a indústria automobilística com redução da viscosidade óleo para tentar melhorar o consumo de combustível, pensando numa economia imediata e não pensando que no longo prazo vai comprometer aquilo que chamamos de obsolescência programada que ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto.

Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outro, ou seja, deve-se considerar para entendimento os interesses comerciais. Porque se prolongar a vida útil da peça, de alguma forma isto vai afetar a cadeia produtiva como um todo.

E qual o procedimento para aplicar o Militec 1 no seu carro ou sua moto?

Não importa a ordem. Pode ser aplicado com o motor quente ou frio. Partida a frio, ou seja, entrou na sua garagem pela manhã deu ignição no carro, que cuidados demos ter com lubrificantes? Existe uma tabela de viscosidade SAE recomendada onde do lado esquerdo tem as marcações 0W, 10W,15W, 20W que depende de o carro ser mais novo ou mais antigo. Essa viscosidade define o tempo que o óleo vai sair do kart e chegar no comando de válvula inicial de lubrificação.

De uma maneira geral, quanto menor for o número mais rápido ele sobe. Mas o que se sabe é que o óleo novo, inicial 20W um dos mais grossos comercializados demora no máximo para chegar 1,4 ou 1,5 por segundo.

Então a regra é a seguinte: você não pode acelerar o carro enquanto esse óleo não chegar e não há um sensor para informar isto. Dessa forma, a sugestão é que você conte mentalmente de zero a cinco para dar tempo de chegar ao motor e assim o óleo vai lubrificar o motor.

Como usar Militec

Use um frasco de 200 ml de MILITEC 1 para os motores de automóveis com 4 litros de óleo reaplicando a cada 20 mil quilômetros. Use Militec na direção hidráulica, colocando 20 ml por litro de fluido hidráulico a cada troca de fluido; Em motos, coloque 50 ml de Militec 1 por litro de óleo e deixe Militec em funcionamento sem acionar a embreagem por cerca de 15 minutos após aplicação. (Reaplicar a cada 4 trocas de óleo).