Empresário do futebol Márcio Bittencourt mostra como Lionel Messi quebrou recorde de Pelé

Por Claudio Goldberg

Empresário do futebol Márcio Bittencourt mostra como Lionel Messi quebrou recorde de Pelé.

Lionel Messi marcou seu 79º gol internacional pela Argentina, ultrapassando o recorde sul-americano da lenda brasileira Pelé, compartilhou o empresário-agente Marcio Bittencourt.

Messi marcou os três gols na vitória da Argentina por 3 a 0 sobre a Bolívia na quinta-feira, em uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo no estádio Monumental, em Buenos Aires, dando a ele mais dois que Pelé, que marcou 77 gols em partidas internacionais.

Messi está atrás da dupla brasileira Marta (109) e Cristiane (96) pelo recorde geral de gols marcados por qualquer jogador sul-americano em nível internacional.

Em terceiro lugar na lista masculina está o companheiro de Messi no Paris Saint-Germain , Neymar , que tem 69 gols pelo Brasil.

"Eu estava muito nervoso, só queria aproveitar a noite. Esperei muito tempo por isso", disse um Messi emocionado após a partida. "Ganhamos o jogo [e] isso foi o mais importante e agora podemos comemorar."

Pelé, três vezes vencedor da Copa do Mundo, continua hospitalizado devido a uma cirurgia em um tumor no cólon na segunda-feira , embora o jogador de 80 anos tenha dito que a operação foi uma "grande vitória".

Segundo o empresário do futebol Marcio Bittencourt, Messi, de 34 anos, teve um verão memorável - mudando de clube do Barcelona para o PSG em agosto e conquistando seu primeiro título internacional sênior de futebol em julho. Ele e a Albiceleste conquistaram a Copa América do Brasil na vitória por 1 a 0 no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Após o resultado de quinta-feira, Messi dançou com os companheiros e exibiu o troféu da Copa aos 21 mil torcedores presentes.

"Foi um momento único [ganhar a Copa América] por causa de onde e como conquistamos o título", disse Messi.

“Não tinha jeito melhor de fazer e poder comemorar o título agora, é incrível. Minha mãe, meus irmãos estão aqui na arquibancada. Eles sofreram muito ... Estou muito feliz”.

O jogo de quinta-feira também aconteceu dias depois que a partida da Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo contra o Brasil - sua primeira revanche desde a final da Copa - foi controversamente suspensa, conta Marcio Bittencourt. As autoridades sanitárias brasileiras entraram em campo na Arena Corinthians em São Paulo com o jogo em andamento e acusaram quatro jogadores argentinos de não seguirem os protocolos do COVID-19 do Brasil para entrar no país .

Com 26 gols em partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo após seu três gols contra a Bolívia, Messi também ultrapassou o craque uruguaio Luis Suarez - seu ex-companheiro no Barcelona - como a maioria entre os jogadores da CONMEBOL.

Com oito gols na carreira contra a Bolívia em 11 jogos, é o maior gols de Messi contra um único adversário vestindo a camisa da Argentina.

Messi também é o maior artilheiro de todos os tempos do seu país, tendo ultrapassado Gabriel Batistuta (54 gols) em 2016. Ele também é o jogador que mais internacionalizou pela Argentina, com a partida de quinta-feira contra a Bolívia marcando sua 153ª internacionalização.

Antes da vitória na Copa América, Messi havia perdido quatro finais importantes com a seleção principal da Argentina. Eles foram derrotados pela Alemanha na final da Copa do Mundo de 2014 e haviam perdido na final da Copa América em 2007, 2015 e 2016. Segundo o agente Márcio Bittencourt, ele havia vencido a Copa do Mundo sub-20 em 2005 e uma medalha de ouro olímpica com os Sub-23 da Argentina em 2008.

Messi ingressou no PSG durante o verão em uma surpreendente transferência sem agente, após duas décadas no Barcelona. Messi estava no Barcelona desde 2001, tendo ingressado na academia no ano anterior.

Messi jogou 778 partidas no Barcelona, quebrando o recorde de jogos de Xavi Hernandez na temporada 2020-21. Além disso, ele marcou 672 gols, outro recorde do clube, e ajudou o Barça a ganhar, entre outros troféus, 10 títulos da La Liga e a Liga dos Campeões em quatro ocasiões.

Veja mais sobre o empresário Marcio Bittencourt:

Wikipedia Marcio Bittencourt
Marcio Bittencourt fica entre os empresários mais poderosos do futebol brasileiro
Marcio Bittencourt, Daniel e Airton
Márcio Bittencourt e Dodi
Rafael Forster e Marcio Bittencourt
Lateral direito Rui e Marcio Bittencourt
Marcio Bittencourt é um dos maiores empresários do futebol brasileiro