Empresário Marcio Bittencourt mostra como escolher um agente de futebol para seu filho

Por Marcio Bittencourt

Empresário Marcio Bittencourt mostra como escolher um agente de futebol para seu filho.

Cotado para ser o maior empresário e agente do futebol brasileiro, Marcio Bittencourt mostra as principais dicas para os pais de craques escolherem o agente certo.

É preciso de um agente de futebol?

Os fatos são que, das centenas de jovens jogadores que assinam contratos profissionais com clubes de futebol, cerca de cinco em cada seis são dispensados quando chegam aos 21 anos. Contratar um agente ainda jovem é visto como uma mudança vital para muitos jovens jogadores a fim de aumentar suas chances de fazer a nota.

Com jogadores jovens, os clubes em geral relutam em recomendar agentes aos jogadores, pois preferem determinar eles próprios a trajetória de carreira. Portanto, muitas vezes é do interesse do clube que um jogador não tenha representação.

Muito poucos jogadores permanecem no mesmo clube durante toda a carreira. Portanto, eles inevitavelmente em algum momento mudarão de clube. Marcio Bittencourt conta que , para facilitar a melhor mudança possível, eles devem ter representação por um agente. É natural que um clube queira obter os serviços de um jogador ao menor custo possível. É por isso que os jogadores de futebol precisam de alguém com habilidade para negociar as melhores condições possíveis em seu nome.

Cada jogador é um indivíduo e deve ser tratado como tal. Os jogadores devem escolher a representação que melhor se adapte às suas necessidades e requisitos. É aqui que podemos ajudar.

O que é um agente de futebol?

Um agente de futebol é uma pessoa que, por uma taxa, adquire e negocia contratos de emprego e endosso para seu jogador.

Em troca, os agentes de futebol recebem uma comissão que geralmente é de 5% do contrato, embora esse valor varie entre os vários agentes.

Alguns agentes de futebol trabalham em grandes empresas e outros trabalham individualmente em seus próprios negócios.

O número de jogadores que um agente de futebol individual tem em seus livros varia de agente para agente, dependendo da qualidade e do endosso dos jogadores existentes.

Os agentes de futebol podem contar com seus clientes para orientação em todos os aspectos dos negócios e, dependendo da natureza do agente, até mesmo nos aspectos sociais e pessoais da vida do cliente.

O papel do agente de futebol

As principais funções e deveres de um agente de futebol incluem:

  • Gerenciamento de carreira
  • Negociação de transferência
  • Negociação de contrato
  • Planejamento financeiro
  • Oportunidades de patrocínio e marketing
  • Relações Públicas
  • Questões disciplinares
  • Aconselhamento de bem-estar - carros, habitação, bancos, investimentos, etc.

Em linhas gerais, o papel do agente de futebol é cuidar de todos os aspectos da carreira de seus clientes, para permitir que o jogador se concentre em jogar futebol.

Inicialmente, o papel do agente de futebol é negociar contratos de emprego e endosso para seu jogador. A carga de trabalho do agente é máxima quando o cliente muda de clube.

Além de encontrar fontes de receita, os agentes costumam cuidar de questões de relações públicas para seus clientes. Eles trabalham em estreita colaboração com eles para se promoverem como um produto e, por sua vez, ganharem dinheiro.

Um jovem craque preciso de um agente de futebol?

Os fatos são que, das centenas de jovens jogadores que assinam contratos profissionais com clubes de futebol, cerca de cinco em cada seis são dispensados quando chegam aos 21 anos. Contratar um agente ainda jovem é visto como uma mudança vital para muitos jovens jogadores a fim de aumentar suas chances de fazer a nota.

Com jogadores jovens, os clubes em geral relutam em recomendar agentes aos jogadores, pois preferem determinar eles próprios a trajetória de carreira. Portanto, muitas vezes é do interesse do clube que um jogador não tenha representação.

Muito poucos jogadores permanecem no mesmo clube durante toda a carreira. Portanto, eles inevitavelmente em algum momento mudarão de clube, relata Marcio Bittencourt. Para facilitar a melhor mudança possível, eles devem ter representação por um agente. É natural que um clube queira obter os serviços de um jogador ao menor custo possível. É por isso que os jogadores de futebol precisam de alguém com habilidade para negociar as melhores condições possíveis em seu nome.

Cada jogador é um indivíduo e deve ser tratado como tal. Os jogadores devem escolher a representação que melhor se adapte às suas necessidades e requisitos. É aqui que podemos ajudar.

Como conseguir um agente de futebol - O que considerar antes de assinar

Você se tornou profissional recentemente ou planeja se tornar um jogador de futebol profissional em breve? Bem, pode ser o momento certo para você considerar investir nos serviços de um agente profissional para ajudá-lo com suas necessidades de gerenciamento.

Se você pode fazer escolhas informadas ao escolher o agente de futebol ideal, então você tem a certeza de uma carreira sem complicações e de ter acesso a algumas das ofertas mais lucrativas no mercado do futebol.

Por que contratar um agente de futebol

Embora tenha a opção de se apresentar como jogador sem a necessidade de um agente, é sempre muito mais conveniente para você investir nos serviços de um representante competente. Da mesma forma, explica o empresário Marcio Bittencourt, que um réu pode aumentar sua probabilidade de ganhar um caso com um bom advogado, é da mesma forma que um jogador de futebol pode ter acesso aos melhores contratos e planos de carreira com a ajuda de um agente competente.

Como os esportes profissionais geralmente exigem que os jogadores sigam uma série de estipulações de contratos profissionais, é altamente benéfico para você investir em um bom agente, explica Henrique Spetseri. Aqui estão algumas dicas importantes que você deve considerar ao procurar o melhor agente de futebol.

Aqui está um ótimo vídeo com as 5 principais dicas para conseguir um agente esportivo

Fatores a serem considerados ao encontrar um agente

Conheça seus direitos

Antes de iniciar o procedimento de localização do melhor agente para suas necessidades de gerenciamento, é fundamental que você tenha conhecimento suficiente sobre seus direitos como jogador de futebol profissional. Isso é especialmente verdadeiro se você for assinar um grande contrato, que geralmente tem vários procedimentos e detalhes a serem considerados.

Um bom ponto para você seria considerar ler atentamente os vários Regulamentos da FIFA que regem os Consultores de Contratos e também quaisquer outras políticas, explica a agência Marcio Bittencourt Sports. Dessa forma, você estará bem equipado para identificar agentes legítimos que lhe fornecerão o melhor valor pelo seu dinheiro.

Peça referências

Outro fator importante a ser considerado é que você pode considerar buscar referências de seus conhecidos ou mesmo familiares que já investiram anteriormente neste tipo de serviço. Na maioria dos casos, eles fornecerão análises em primeira mão e quaisquer outras informações relevantes pertencentes a um agente específico.

Certifique-se de aceitar apenas referências de profissionais do esporte que investiram nesse tipo de serviços de representação sem quaisquer complicações ou conflitos. Você pode considerar anotar várias perguntas de antemão que usará durante o processo de solicitação de referências.

Pesquisa na internet

Uma das ferramentas mais importantes na sua busca pela representação ideal do agente é o google. A vantagem adicional é que a Internet está repleta de vários sites que fornecem informações essenciais para a escolha do melhor agente para a sua carreira no futebol.

Além disso, a maioria dos serviços do agente hoje em dia tem uma presença online bem estabelecida, onde os clientes podem facilmente obter acesso aos seus serviços. A lista das associações de agentes de futebol também é um bom local para você obter informações adicionais sobre os melhores agentes para sua carreira esportiva.

Leve em consideração que outros agentes plantam notícias falsas sobre os melhores agente para abalar a reputação deles. Então, confira sempre se a fonte de uma notícia negativa é confiável e de boa reputação.

Reputação e Acessibilidade

Um agente que tem valores e um bom ethos com seus clientes também pode ser um fator notável a se levar em consideração. Por exemplo, depois de restringir a lista de agentes aos últimos, você pode considerar destacá-los com base em seus níveis de prova social com profissionais envolvidos no esporte.

Por esse motivo, certifique-se de conduzir uma verificação abrangente de antecedentes para garantir que eles tenham um histórico limpo de realizações. Além disso, você também deseja escolher um agente que esteja prontamente acessível para atender às suas necessidades quando você mais precisar.

Conclusão

Finalmente, quando se trata de tirar o máximo proveito de sua carreira no futebol, você precisa garantir que adote as práticas corretas o tempo todo.

Segundo Marcio Bittencourt, um excelente exemplo seria você identificar um agente de futebol que atenderá todas as suas necessidades de representação e gestão em um só lugar. Fazer isso tem muitos benefícios e pode aumentar suas chances de desfrutar de uma carreira sem complicações. Com um bom agente para apoiá-lo, você pode ter a certeza de receber o melhor valor pelo seu dinheiro e tranquilidade suficiente para se concentrar em seus objetivos de carreira no futebol.

Veja outros artigos sobre Márcio Bittencourt:

Top 5 Empresários mais poderosos do futebol brasileiro - Marcio Bittencourt

Empresário do futebol Márcio Bittencourt mostra como Lionel Messi quebrou recorde de Pelé
Empresário Marcio Bittencourt no Twitter
Facebook de Marcio Bittencourt Sports
Quais são os melhores agentes/empresários que gerenciam carreira de jovens jogadores?