Descubra como ter sucesso em uma entrevista de emprego internacional

Por POR | Gazeta News

As empresas internacionais podem ter processos e uma cultura organizacional diferente.

Manter uma boa desenvoltura durante uma entrevista de emprego já é um grande desafio para a maioria das pessoas, porém, quando se trata de uma entrevista de emprego internacional tudo se torna ainda mais desafiador.

Diferente das empresas nacionais, as quais a maioria das pessoas estão habituadas no mercado, as empresas internacionais podem ter processos e uma cultura organizacional diferente, com outros propósitos e metodologias para seleção de um candidato.

Quando há abertura de uma vaga internacional, é preciso antes de tudo compreender o clima organizacional da empresa, qual a história da marca e, principalmente, quais as principais competências que eles buscam em um candidato.

Ao enviar um currículo e se candidatar a uma vaga de emprego internacional, é muito importante não esquecer de registrar os meios para contato, seja o número de telefone ou o e-mail profissional.

Candidatos que possuem um e-mail profissional na área para contato passam ainda mais credibilidade para os recrutadores e esse pode também ser um diferencial na hora da triagem de currículos.

Pensando em todos esses critérios, separamos algumas dicas fundamentais para que você consiga realizar uma boa entrevista de emprego internacional.

Cresce o número de brasileiros trabalhando para empresas internacionais

Com o crescimento do trabalho remoto e da transformação digital, as empresas ampliaram suas possibilidades e se adequaram às novas demandas do mercado.

Hoje em dia, por meio da tecnologia e suas inúmeras inovações, é possível trabalhar para empresas internacionais diretamente de casa, com uma rentabilidade muito superior tanto para o colaborador quanto para as empresas que o contratam.

Ao contrário da realidade de alguns anos atrás, hoje a busca por talentos no mercado é global e não se limita apenas ao campo nacional. Profissionais de todos os cantos do mundo são visados por diversas empresas internacionais.

Com isso, estar preparado para entrevistas de trabalho em empresas estrangeiras é estar um passo à frente no mercado, pronto para novas oportunidades e com maiores chances de sucesso.

Pesquise a história e o propósito da empresa

Fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa em questão é o primeiro passo para qualquer entrevista de emprego, seja ela nacional ou internacional. Quando falamos em entrevista internacional, esse passo se torna ainda mais importante para o candidato.

Pesquisar a história e o propósito da empresa antes do dia da entrevista é uma forma de se preparar para possíveis perguntas sobre a marca, fornecer dados muito valiosos para seu desempenho durante a entrevista e principalmente mostrar interesse pelo cargo
ofertado.

Em um processo de seleção, para grande parte das empresas, é essencial que o candidato compartilhe dos mesmos valores que a organização e possa se adaptar ao que a empresa propõe.

Além disso, candidatos que possuem um conhecimento prévio conseguem visualizar melhores formas de contribuição para a marca e verbalizar isso durante a entrevista.

Pixabay. - É imprescindível que o candidato mostre interesse em aprender durante a entrevista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Demonstre interesse em aprender

Ter iniciativa e estar em constante abertura ao aprendizado é um dos grandes diferenciais para as empresas internacionais, portanto, é imprescindível que o candidato mostre interesse em aprender durante a entrevista.

Embora o cargo oferecido esteja alinhado às suas habilidades e competências, muitas vezes é necessário aprender novos métodos e processos particulares das empresas internacionais, que diferem do que o candidato esteja habituado no Brasil.

Dessa forma, durante a entrevista é importante manifestar seu interesse em conhecer o modo de funcionamento da empresa e aprender com cada processo interno da organização.

Tudo isso demonstra que você estará aberto para novas ferramentas, flexível ao modo de funcionamento da empresa, dentre vários outros fatores que irão contar de forma positiva durante a entrevista.

Prepare o seu ambiente antes da entrevista

Em entrevistas remotas é muito importante preparar o ambiente antes de iniciar a chamada de vídeo, pois cada detalhe poderá refletir na impressão do recrutador durante a entrevista.

Passar uma imagem de credibilidade e de organização é um dos pontos fortes dos candidatos durante uma entrevista de emprego e isso é analisado desde o primeiro contato com o candidato.

Ou seja, desde o momento em que se fornece um e-mail profissional, por meio de um currículo organizado até o momento da entrevista, é igualmente fundamental na construção dessa credibilidade.

Com isso, busque por locais silenciosos, limpos, como uma sala reservada em casa ou até mesmo em escritórios.

Caso a entrevista aconteça em casa, é importante comunicar a família ou colegas sobre o horário da entrevista, a fim de evitar barulhos e conversas que possam atrapalhar a comunicação durante a chamada.

Outra dica é buscar por uma boa iluminação e uma mesa de apoio para anotações, que poderão ser pertinentes durante a entrevista.

Pixabay. - É imprescindível que o candidato mostre interesse em aprender durante a entrevista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fale pausadamente

Além de todos os outros fatores que influenciam em uma entrevista de emprego, em entrevistas internacionais há ainda um fator fundamental que poderá interferir durante a entrevista: a língua
nativa da empresa e a comunicação.

Porém, embora pareça muito desafiador, realizar uma entrevista de emprego internacional não deve causar nervosismo e ansiedade, pois tudo isso poderá interferir no seu desempenho durante a
comunicação.

Uma dica para entrevistas em outras línguas é buscar sempre falar pausadamente, sem rapidez na pronúncia das palavras, pois tudo isso irá facilitar o entendimento mútuo durante a conversa e evitar erros de comunicação.

Muitas pessoas cometem o grande equívoco de responder rapidamente às perguntas para demonstrar fluência na língua estrangeira, porém isso poderá gerar nervosismo e atrapalhar o
candidato durante as respostas.

Fale sobre sua história e suas competências

Embora seja muito importante falar sobre a própria área de atuação e assuntos diversos, também é essencial que o candidato fale sobre si mesmo durante a entrevista de emprego.

Ao contrário do currículo, onde as informações são registradas de modo simplificado e pragmático, a entrevista de emprego é um momento para especificar cada uma de suas competências e os
desdobramentos de sua experiência no mercado.

Ao realizar uma entrevista para seleção de candidatos, o recrutador busca principalmente conhecer a história de cada pessoa, geralmente por meio de frases diretas como “fale mais sobre você”.

Nesses momentos, é bom estar preparado para falar sobre os lugares e as pessoas renomadas com quem trabalhou, as possíveis certificações e trabalhos relevantes que possui, cursos, interesses e até mesmo características positivas mais pessoais.

Estude o idioma da empresa

Ao se candidatar para empregos no exterior, espera-se que o candidato esteja preparado para falar o idioma da empresa, desde o primeiro contato por meio do e-mail profissional até a realização da
entrevista de emprego internacional.

A busca por cursos de inglês aumentou expressivamente durante a pandemia de 2020, segundo dados do IBGE publicados pela revista Terra.

Tudo isso também é um reflexo do crescimento de brasileiros trabalhando no exterior ou que estão em busca de um trabalho remoto em empresas internacionais.

Uma dica é investir em cursos onlines de idiomas, pois é uma maneira prática e acessível de se preparar para as entrevistas de emprego internacionais sem sair de casa.

Conclusão

Essas foram algumas das dicas mais importantes para quem irá realizar uma entrevista de emprego internacional ou deseja se candidatar a uma vaga no exterior, porém, é fundamental estar
atento a demais fatores que envolvem esse processo e se adequar a cada um deles.

Existem inúmeros perfis de empresas internacionais no mercado, algumas com uma abordagem mais informal, outras que prezam por maior formalidade, dentre vários outros aspectos.

Portanto, é importante analisar de forma geral o perfil de cada empresa e os principais requisitos que aquela determinada vaga necessita.