Entrevista com a diretora do filme The Bride, Paula Ortiz

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

paula ortiz
[caption id="attachment_122439" align="alignleft" width="300"] A diretora Paula Ortiz durante as filmagens . Crédito: Outsider Pictures[/caption]

Da Outsider Pictures, The Bride – La Novia, título original em espanhol -, filme da diretora espanhola Paula Ortiz, baseado na obra teatral de Federico García Lorca, Bodas de Sangre, que recebeu 12 indicações ao prêmio Goya (Goya Awards, equivalente ao Oscar) na Espanha e as cidades de Miami e Fort Lauderdale foram as primeiras a estrear o longa aqui na terrinha do Tio Sam, na última sexta-feira, dia 5 de agosto.

The Bride ganhou os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante para Luisa Gavasa e Melhor Fotografia para Migue Amoedo.

Baseado na peça clássica de Federico García Lorca, o filme conta a história de um triângulo amoroso entre dois homens e uma mulher, e uma paixão que pode desafiar todas as regras morais e sociais.

No mesmo dia do seu casamento, a noiva e seu amante fogem a cavalo, e sua desobediência terá consequências devastadoras. Esta produção dramática e visualmente interessante é uma releitura contemporânea na Espanha mediterrânea contra uma paisagem hipnótica do deserto.

No elenco estão Inma Cuesta, Álex García, Asier Etxeandia, Manuela Vellés, Leticia Dolera, entre outros.

Vamos conferir trechos da entrevista com a diretora Paula Ortiz:

Jana - Por que fazer uma nova leitura da obra de Federico García Lorca, Bodas de Sangre, para o cinema?

Paula - Porque acredito que sua obra é bem moderna, tanto pelo significado trágico da natureza humana quanto pelo ponto de vista técnico e estético. A obra de Lorca é bem rica para o cinema e também porque ainda tem pontos da obra que ainda não foram exploradas.

Jana - Sua adaptação é bastante atemporal e moderna e o cenário está bem característico da obra de Lorca. Você pode falar um pouco sobre isso?

Paula - A intenção era abrir no tempo e no espaço, mas não mostrando exatamente o tempo, poderia ser os anos 30, 60 ou 70. Espacialmente, o que queríamos era ampla área rural e encontramos no deserto no Mediterrâneo e foi possível criar esse mundo sem espaço e sem tempo. É uma sensibilidade, uma maneira de sentir, um tipo de identidade, um sentimento.

 

Jana - O elenco está fantástico. Como foi o processo de seleção dos atores?

Paula - Foi um processo bonito, interessante e difícil porque, realmente, nesse filme os atores tinham que se entregar mesmo aos personagens. Eles tinham que ter um controle muito forte do texto por ser um texto poético. O texto de Lorca tem um carga musical e literária muito forte. E também queríamos atores com uma linguagem corporal bem desenvolvida, apaixonados, visceral. E assim, encontramos a atriz Inma Cuesta para interpretar a noiva, desde o princípio. Depois, vieram os dois atores Alex Garcia e Aseir.

Jana - Como foi sua colaboração com Alex Fuente?

Paula - Foi bem interessante porque a gente se conhece há muito anos e desde o início ele ficou interessado em desenvolver esse projeto de colocar a obra de Lorca no cinema junto comigo. Aqui na Espanha, as pessoas têm um pouco de receio de fazer, é como se as obras de Lorca fossem intocáveis. E Alex não teve medo de produzir.

The Bride está em cartaz nas seguintes salas de cinema:

Miami: MDC’s Tower Theatre

Coral Gables: Bill Cosford Cinema

Fort Lauderdale: Cinema Paradiso-Hollywood e Cinema Paradiso-Fort Lauderdale