EXCLUSIVO: Entrevista com Jim Cummings, dublador do Pooh e Tigger

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Piglet, Pooh and Roo in Disney’s live-action adventure CHRISTOPHER ROBIN.

Jana - Você gravou as duas personagens juntas? Como foi esse processo?

Jim – Foi bem interessante. Nós gravamos o filme inteiro, ou seja, a minha parte – Pooh e Tigger -, antes. Ai, eles levaram essa gravação para o set de filmagens, para que os Ewan, Hayley e todos pudessem atuar ali mesmo e interagir com a personagem. Foi bem bacana porque atuar é reagir.

Jana - Desde 1988, você empresta sua voz ao Pooh. O Tigger também foi desde o início?

Jim – No início, somente o Pooh. Aconteceu depois que as vozes originais feitas por Paul Winchell e Sterling Holloway se aposentaram. Tigger veio depois de alguns anos. Foi quando Paul Winchell teve um derrame e não poderia continuar fazendo a personagem. Foi aí que ele me pediu para cuidar do ´amiguinho ´ e, é isso que estou fazendo a algum tempo.

Jana – Tem alguma diferença entre o Pooh e Tigger nesse live-action de quando você faz a animação?

Jim – Sim! Tivemos que segurar um pouco a animação, pois estou acostumado a ser mais barulhento, maior. Não é o caso do Tigger necessariamente. Ele ainda é bem animado. Mas, o Pooh está mais centrado, mais zen, um pouco relaxado.

Jana - Quando você leu o roteiro pela primeira vez, você teve vontade de mudar algo?

Jim – Sim, eu queria reescrever tudo... (risos). Não! Brincadeira. Achei ótimo. Achei a ideia super bacana de Christopher Robin ser adulto, de ter crescido. A linha do tempo foi entre os anos 20 e 40, ele cresceu, se casou, foi pra guerra... ou seja, está tendo dificuldades de gente grande. Achei realmente genial! Ele perde toda aquela memória da infância e quando Pooh aparece e como se tudo voltasse imediatamente. [caption id="attachment_170539" align="alignleft" width="463"] Piglet, Pooh, Rabbit, Roo, Kanga, Tigger e Eeyore. Foto: Disney[/caption]

Jana – Por que você acha que Pooh e seus amigos e o Bosque dos 100 Acres ainda são importantes nos dias atuais?

Jim – Acho que traz todo mundo de volta ao mundo da infância. Você pode talvez ter oito ou 80 anos e quando alguém fala Winnie-the-Pooh; enfim, todo mundo lembra da sua infância. Essas personagens tem algo mágico ai que remete a um tempo feliz e cheio de amor.

O filme

Estreia na próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, o novo live-action dos estúdios Disney,Christopher Robin. No papel de Christopher Robin, o talentoso ator inglês Ewan McGregor. Hayley Atwell e Bronte Carmichael também estão no elenco. Já no elenco de vozes: Jim Cummings, que repete o seu trabalho do desenho animado, emprestando sua voz para Pooh e Tigger (Tigrão, nome da personagem no Brasil); Brad Garrett empresta a sua voz a Eeyore (Bisonho, no Brasil); Nick Mohammed faz o porquinho Piglet (Leitão, no Brasil), enquanto Toby Jones e Sophie Okoneda fazem Owl (Corujão, no Brasil) e Kanga (Can, no Brasil), respectivamente; Peter Capaldi empresta ao Rabbit (Abel, no Brasil), entre outros. As personagens foram criadas por Alan Alexander Milne e estão no imaginário infatil desde 1921. A direção ficou a cargo de Marc Forster e o roteiro foi escrito por Alex Ross Perry, Tom McCarthy e Allison Schroeder. Definitivamente uma boa opção para o final de semana!