Entrevista com o diretor espanhol Julio Medem

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

x-men apocalypse poster

Estreia na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, o drama Ma Ma (Oscilloscope Laboratories), do aclamado diretor espanhol, Julio Medem, que também dirigiu o longa Sex and Lucia e conta com a atriz ganhadora de um Oscar Penelope Cruz, quem também assina a produção, e Luis Tosa. O filme acompanha Magda, que passa por uma fase de turbulência com sua saúde, no seu relacionamento romântico e profissional, mas continua a ser otimista, mesmo passando por tudo isso, e Magda sempre encontra uma maneira de superar as dificuldades através de lutas e tristezas da vida. Ma Ma também foi escrito por Julio Medem. Tive a oportunidade de conversar com Julio pelo telefone, semanas atrás, onde conversamos sobre a inspiração para a história, trabalhando com Penelope Cruz, e muito mais. Confira trechos da entrevista:rinna Locastro. Confira trechos da entrevista:

Jana – De onde vem a inspiração para seus filmes? Julio - Para aqueles que gostam de contar histórias como eu, por vezes, e por algum motivo você vê algo que traz e produz um estímulo ou excitação criativa que lhe permite sonhar com a história, como um ponto de partida. Para mim, isso acontece em todos os meus filmes onde há um ponto de partida que é visual e que produz uma sensação muito intensa, que eu posso dizer que vem do inconsciente. Com um exercício criativo constante, fica fácil para nós, escritores, ceder a esse “outro lado” criativo e desenvolver a trama.

Jana – Como foi a colaboração com Penelope Cruz? Julio - Eu escrevi sete versões do roteiro até chegar na versão final, e a Penelope ia lendo o que havia escrito e me fazia comentários e anotações, ideias muito interessantes que eu gostava muito, e desenvolvia para colocá-las na história. Ela também me ajudou com as locações e testes do figurino. Trabalhamos juntos também na pesquisa médica da personagem. Falamos com pacientes, com as mulheres que estavam doentes, ginecologistas, em seguida, ela foi sozinha conversar mais com as mulheres que estavam lidando com a mesma condição, e com isso encontramos muitas novas possibilidades para o filme.

Jana - Vocês tinham diferenças criativas? Julio - Penelope não queria ensaiar, e para mim é fundamental ensaiar com os atores antes das filmagens, mas ela não queria. Eu entendo, porque é uma história muito poderosa e havia cenas difíceis que é melhor deixar para as gravações, porque era muito intenso e delicado. Mas, como diretor, eu também estava com medo de que ela iria chegar já com a sua personagem toda montada, e não iria deixar ser dirigida. Mas isso não aconteceu. Quando Penelope chegou no set, ela imediatamente quis saber o que ela tinha que fazer e dizer. Ela me queria como diretor para guiá-la para onde eu achava que sua personagem precisava ir no filme.

Jana - Como é contar histórias sobre mulheres? Julio – Há um ponto onde homens e mulheres podem facilmente encontrar um terreno comum. Nós, homens ,também temos o nosso lado feminino, como uma mulher pode ter seu lado masculino. E, claro, eu estou conectando mais e mais com o meu próprio lado feminino, e é assim, a partir desse lugar, que eu consigo desenvolver meu trabalho.

Jana – Você esperava fazer um filme assim? Julio - Quando eu escrevo um filme, eu tento ficar longe do que eu fiz antes. Em meus primeiros cinco filmes, eu sempre quis fazer algo inteiramente novo. Hoje em dia, eu não estou tão preocupado com isso porque eu percebi que eu não posso fazê-lo. Ma Ma é um filme que eu não tinha ideia que ia fazer. Eu estava em um lugar criativo muito diferente, contando histórias muito diferentes, histórias complexas com múltiplas personagens. Foi quando Penelope me perguntou se eu tinha um projeto que poderia fazer com ela. E assim eu desenterrei o roteiro de Ma Ma. Ela colocou sua alma no filme e eu simplesmente amei trabalhar com ela. Posso dizer que é o filme que eu mais gostei até agora. É inteiramente original e é tudo por causa de Penelope.

Ma Ma estreia 27 de maio na seguintes salas: Tower Theater em Miami, AMC Aventura em Aventura, Gateway Theatre em Fort Lauderdale, e no Living Room em Boca Raton.