Entrevista com o elenco do filme Kubo and The Two Strings

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Charlize Theron. Foto: Jesus Figueroa

Matthew McConaughey - Isso é algo que a LAIKA faz com todos os seus projectos. Eles realmente não acomodam os temas para uma determinada faixa etária. Eles lidam com temas adultos de uma forma que é digerível para as crianças. Há sempre uma boa moral da história, que aprendemos no meio da aventura. Eu gostei dos filmes anteriores e este roteiro tinha tudo isso. Eu também estava procurando fazer a voz em uma animação durante anos. Quando isso aconteceu - era uma produção de qualidade, com a qualidade da LAIKA e uma boa história – eu aceitei. Nos últimos 15 anos, eu não tinha feito filmes para crianças por isso achei legal fazer algo que meus filhos pudesse assistir.

Art Parkinson - Eu acho que é um filme voltado para a família porque alguns dos problemas que a família enfrenta no filme são relacionáveis a cada família. Então é definitivamente o que me atraiu para o projeto.

Qual foi a preparação para as personagens?

Matthew McConaughey - Esta é a primeira voz animada que eu faço. Tentei fazer alguns antes, mas nunca conseguiu. E eu tinha acabado de ter filhos, então com três filhos, muitos dos meus amigos pergutavam qual era o filme favorito que seu pai tinha feito. E eles diziam, bem, nós nunca assistimos nenhum deles. Há cerca de dez anos que eu não fazia um filme que eles pudessem ver. Sim, venham, vamos assistir True Detective. Então eu estava procurando por algo assim e eu acho que Travis ouvi uma entrevista que eu fiz para a NPR, e eles me contactarm depois disso. Como me prepareu? Quero dizer, eu não fiz nada para me preparar, estava tudo lá no roteiro e também escutando as todos. Nós não trabalhamos juntos nessas cenas, náo gravamos juntos, mas isso não foi difícil de fazer. E depois é só começar a criar no dia das gravações e, então, conversamos com Travis para acertar como fazeamos certas passagens e assim por diante.

[caption id="attachment_123379" align="alignleft" width="300"] Art Parkinson e Matthew McConaughey durante a coletiva. Foto: Jesus Figueroa[/caption]

Charlize Theron - Muito semelhante. Eu sempre brinquei que os meus filhos teria que ter 52 anos antes que eles pudessem assistir algum filme que eu estive. Então, é bom que isso mudou agora. As conversas eram constantes, o processo foi realmente tranquilo e muito relaxante e eu adorei, porque eu nunca tinha feito uma voz, a não ser para o meu filho, muitas vezes, quando lia e ele sempre dizia: "Não faça aquela voz! Você fica estranha". Então, eu estava nervosa também, porque eu realmente não sabia o processo, mas o processo foi muito descontraído, e muito parecido com outros filmes. É realmente como voltar para o centro e a fundação de contar histórias e Travis foi realmente encorajador de manter tudo muito fundamentado e real, e por isso eu me senti confortável. Eu não sabia como seria o processo. Eu não sabia se haveria situações que me deixariam fora da minha zona de conforto durante o processo, mas é muito parecido com qualquer outro filme que eu fiz antes. Foi realmente muito bom. Art e eu fizemos algumas gravações juntos, que foi realmente útil, tê-lo no mesmo estúdio, e pudemos interagir um com outro um pouco. Embora eu não o reconheço agora. Estou aqui pensando quem é este homem sentado ao meu lado?

Art Parkinson: Sim, eu tinha um grande afro no momento. Para mim, para cada projeto que eu faço, eu e minha mãe fazemos um monte de trabalho em conjunto, em pré-produção, seja lendo o roteiro ou ensaindo as falas juntos. Então, na noite anterior, eu realmente estudo a personagem e penso sobre as diferentes maneiras que podemos interpretá-la. Travis também ajudou muito, porque ele é real e é fácil para conversar. Assim, podemos sugerir uma ideia e Travis sempre apoiava a maneira que eu queria retratar a personagem, e ele sempre tinha uma pequena escultura de Kubo que facilitava na hora das gravações.

Estreia

Kubo and The Two Strings é um dos filmes mais ambiciosos da LAIKA feito até agora e marca a estreia na direção CEO da LAIKA, Travis Knight. No elenco de vozes também estão Ralph Fiennes, Rooney Mara, George Takei, Cary-Hiroyuki Tagawa, Brenda Vaccaro, entre outros. Esse é o tipo de filme que você deve assistir no cinema e se possível em 3D. Kubo and the Two Strings fez com que minha admiração pelos filmes em stop-motion, que sempre são surpreendentes. Este tem um alcance maior e muito coração e me fez lembrar dos filmes de Akira Kurosawa, quando a música é uma personagem. O filme todo, o cenário, as personagens japonesas... tudo é tão perfeito que eles conseguiram transmitir todo o amor e dedicação que foi colocado durante o processo. Kubo and The Two Strings estreia no dia 19 de agosto. #Kubo #KuboAndTheTwoStrings